Qualidade de vida de mulheres idosas: comparação entre o nível de atividade física

Autores

  • Giovana Zarpellon Mazo UDESC
  • Jorge Augusto Pinto da Silva Mota
  • Adilson Sant'Ana Cardoso
  • Ana Paula Moratelli Prado
  • Giselli Antunes

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do nível de atividade física na qualidade de vida de mulheres idosas que participam de programas de atividade física. A amostra foi composta por 27 mulheres idosas com idades entre 65 a 84 anos. O nível de atividade física dos sujeitos foi avaliado por meio do diário de atividade física -- DAF, registrado por 3 dias, 2 durante a semana e um no final de semana. A qualidade de vida foi avaliada por meio do Questionário WHOQOL-100 aplicado em forma de entrevista. Na análise dos dados, para o DAF utilizou-se o cálculo da demanda energética, obtendo-se dois níveis de atividade física: pouco ativas (n=14) e muito ativas (n=13). Para o WHOQOL-100 foram adotadas a freqüência percentual e o Teste-T de Student. Observou-se diferença significativa entre os níveis de atividade física e a percepção de qualidade de vida das idosas nos domínios físico (p=0,01) e nível de independência (p=0,026). Dentre as facetas, componentes dos domínios, foram observadas diferenças significativas para: energia e fadiga (p=0,02), mobilidade (p=0,04), capacidade de trabalho (p=0,01), relações pessoais (p=0,004) e apoio social (p=0,03). Portanto, a atividade física pode ser um atributo contribuinte para a melhoria da qualidade de vida destas idosas.

 Palavras-Chave: Qualidade de Vida. Atividade Física. Idosos

Biografia do Autor

Giovana Zarpellon Mazo, UDESC

Prof. Dra. do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina -- UDESC

Jorge Augusto Pinto da Silva Mota

Prof. Dr. da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto -- FADEUP

Adilson Sant'Ana Cardoso

Mestrando do programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina -- UDESC. Bolsista de Monitoria de Pós-Graduação PROMOP -- UDESC.

Ana Paula Moratelli Prado

Profissional de Educação Física. Colaboradora do Laboratório de Gerontologia -- LAGER/UDESC

Giselli Antunes

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina -- UDESC. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC -- UDESC.

Downloads

Publicado

2009-06-16

Edição

Seção

Artigos