ATIVIDADES DE LAZER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE CANOAS/RS

Edmilson Santos

Resumo


A construção da identidade juvenil é subsidiária dos projetos que são constituídos no âmbito do lazer. Compreender como essa realidade se apresenta torna-se importante para ajudar os gestores públicos na estruturação de políticas públicas voltadas para o público jovem. O objetivo principal deste estudo foi apresentar um panorama das atividades de lazer de jovens estudantes do ensino médio nos turnos sábado à tarde, domingo pela manhã e domingo à tarde, a partir dos marcadores sociais gênero, raça, presença de alguma deficiência e nível socioeconômico. A amostra deste estudo corresponde a uma subamostra da pesquisa Mapa do Lazer Juvenil da Cidade de Canoas/RS formada por 708 alunos de escolas públicas e 253 de escolas privadas. O cenário apresentado não nos permite constituir uma idéia de juventude alicerçada por um único projeto de identidade. O gênero e a condição socioeconômica ajudam a melhor compreender as opções que são colocadas à disposição do grupo de jovens.
Palavras-chave: juventude, lazer, identidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.