PERFIL DO IMC E SUA RELAÇÃO COM O TESTE DE SENTAR E LEVANTAR EM ALUNOS DO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cassia Ribeiro Carvalho Silva, Paulo Eduardo Ferreira Campista, Paulo Gil Salles

Resumo


O Teste de Sentar-Levantar foi proposto como um procedimento capaz de avaliar a destreza com que os indivíduos executam as ações de sentar e levantar do solo. Estas ações são consideradas habilidades motoras básicas, pois fazem parte do repertório motor de crianças e adultos. Uma relação peso/altura desfavorável já se tornou um problema de saúde pública e pode causar efeitos negativos sobre a qualidade de vida relacionada à saúde. A associação entre o Índice de Massa Corporal com o Teste de Sentar-Levantar em adultos já é estabelecida, entretanto são necessários estudos sobre esta associação em crianças. Este estudo se propõe a verificar o perfil do índice de massa corporal de alunos do 1º segmento do ensino fundamental de uma escola particular de Belford Roxo e analisar a sua associação com o Teste de Sentar-Levantar destas crianças. Foi observado excesso de peso em 34,3% dos sujeitos avaliados e que o índice de massa corporal discrimina objetivamente aqueles indivíduos com dificuldade no desempenho do Teste de Sentar-Levantar, tanto para os do gênero masculino quanto para os do gênero feminino


Palavras-chave


Índice de massa corporal, teste de sentar-levantar, obesidade, crianças

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556.

Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.