A PRÁTICA DO ATLETISMO NAS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: PRIMEIROS INDÍCIOS

Autores

  • Ester Liberato Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Andreatta Maduro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Atletismo. História do esporte. Clubes.

Resumo

O atletismo foi introduzido nas associações desportivas de Porto Alegre pelos imigrantes alemães no final do século XIX com a denominação de turnen (ginástica). Na época, as práticas das corridas, saltos, lançamentos e arremesso não recebiam ainda o nome de atletismo nas fontes históricas consultadas. Somente nas primeiras décadas do século XX, identifica-se a presença do termo atletismo aglutinando as práticas desportivas. O estudo, assim, tem como objetivo reconstruir como se instituiu a prática do atletismo nas associações desportivas da capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, na primeira metade do século XX. Foi realizada uma coleta de dados em fontes impressas, as quais foram submetidas à análise documental. O atletismo emergiu inserido na comunidade alemã e, através dos anos, ganhou espaço em associações cujos pioneiros não tinham esta identidade cultural. A difusão do atletismo favoreceu a criação de uma entidade própria que, posteriormente, agrupou outros desportos e incrementou a organização de competições na cidade.

Biografia do Autor

Ester Liberato Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Intercâmbios com bolsa na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto (UP) (Portugal) e na Facultad de Educación Física (FACDEF) da Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (Argentina) durante a graduação. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Atualmente, é integrante da equipe de Equoterapia do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo. É membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS, atuando principalmente no tema das práticas esportivas equestres.

Paula Andreatta Maduro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Educação Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é Professora Horista - Instituição Educacional São Judas Tadeu e Professora Horista da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atletismo, História da Educação Física e Fundamentos da Ginástica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: história do automobilismo, porto alegre e modernidade, atletismo.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol; Especialização em Pesquisa Curricular em Educação Física; Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Realiza pesquisas em história do esporte e da educação física no Rio Grande do Sul, além de trabalhos no âmbito dos estudos olímpicos.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Edição

Seção

Artigos