O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM: QUE MOMENTO É ESTE?*

Autores

  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, Formação Inicial, Estágio Curricular Supervisionado, Caracterização do Momento

Resumo

Esta investigação objetivou analisar as palavras caracterizadoras dos momentos dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os participantes foram vinte e seis (26) acadêmicos do 7º semestre da Licenciatura em Educação Física (Currículo 2005) do referido curso. Concluímos que foi possível identificar onze palavras caracterizadoras dos momentos dos ECS I, II e III. Foram elas: 1) Aprendizado; 2) Desinteressante; 3) Insegurança; 4) Frustração; 5) Satisfação; 6) Segurança; 7) Desafio; 8) Interessante; 9) Trabalhoso; 10) Superação; e, 11) Indispensável. O que mais chamou à atenção neste rol foi que os momentos dos ECS I, II e III ‘oscilaram entre palavras caracterizadoras com conotações positivas e negativas'. Entretanto, podemos destacar que o número de palavras caracterizadoras com conotações positivas foi maior do que as negativas. Assim, podemos inferir que: a) Quando o momento do ECS foi caracterizado por uma palavra com conotação positiva, esta estava ligada à experiência docente positiva efetivada durante o estágio; e, b) Quando o momento do ECS foi caracterizado por uma palavra com conotação negativa, esta estava ligada à experiência docente negativa efetivada durante o estágio.

Biografia do Autor

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Fisica e Especialista em Ciências do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestrando em Ciências do Movimento Humano (UDESC).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fisica (UFPEL); Mestre em Ciências do movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UFSM); Doutor em Educação Física (UFSM); Professor do Centro de Educação (UFSM); Professor do Curso de Pós Graduação Strictu Senso em Educação (UFSM). 

Downloads

Publicado

2010-12-13

Edição

Seção

Artigos