A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL
Resumo
No Estado do Rio de Janeiro há dezesseis Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) para atender crianças e adolescentes com transtorno mental. Destes, apenas quatro têm o profissional de Educação Física inserido na equipe técnica. Embora esta profissão esteja no grupo das disciplinas oficialmente reconhecidas pelo Conselho Nacional de Saúde desde 1998, na prática isto pouco se efetiva, como por exemplo, a Educação Física atuando como ator em práticas terapêuticas na saúde mental. No intuito de identificar a rede de crenças e mitos construídos pelos profissionais da área da saúde mental em torno da imagem do profissional de Educação Física e seu lugar nesta área, adotou-se como procedimento metodológico a análise do discurso, segundo o olhar de Orlandi, E. (2007).
Palavras-chave: lugar - educação física - imaginário social - saúde mental
Representation of the place of Professional of Physical Education in mental health
In the State of Rio de Janeiro there are sixteen Psychosocial Care Centers for Children and Youths (CAPSi) to assist children and adolescents with mental disorders. Of these, only four have the professional of physical education inserted into the team.
Although this profession is present in the group of disciplines officially recognized by the National Health Council since 1998, in practice it almost never happens, for instance, the physical education working as an actor in therapeutic practices in mental health. In order to identify the network of beliefs and myths constructed by professionals in the field of mental health around the image of the professional of physical education and its place in this field, it had been adopted as a methodological procedure the analysis of discourse, according to the viewpoint of Orlandi , E. (2007).
Keywords: place - physical education - social imaginary - mental health