O ENSINO DOS MEIOS TÉCNICO-TÁTICOS OFENSIVOS INDIVIDUAIS DO HANDEBOL POR INTERMÉDIO DE JOGOS NAS CATEGORIAS MIRIM E INFANTIL
Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte, Handebol, Tática Ofensiva. Keywords, Sport Pedagogy, Handball, Offensive Tactics.Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é apontar as características do ensino-aprendizagem-treinamento dos meios técnico-táticos ofensivos individuais do handebol, a partir dos aspectos de desenvolvimento referentes às categorias mirim e infantil. Destaca-se a importância dos jogos enquanto ferramenta na iniciação esportiva, principalmente pelos fatores associados à não-especialização precoce e à manutenção da complexidade e dos princípios operacionais envolvidos nos jogos. É enfatizado neste trabalho o ensino por meio de jogos, preconizado pelo método global-funcional, por facilitar a assimilação e a associação entre os elementos táticos do jogo. São apresentadas duas possibilidades de jogos, de caráter lúdico, para a iniciação ao handebol que buscam manter as estruturas do jogo formal.
THE TEACHING OF OFFENSIVE INDIVIDUAL TECHNICAL-TACTICAL COMPONENTS OF HANDBALL FROM GAMES IN THE UNDER-12 AND UNDER-14 CATEGORIES
Abstract: The aim of this work is to present the characteristics of the teaching-learning-training of offensive individual technical-tactical components of handball, from the aspects related to development of under-12 and under-14 categories. Is considered the importance of the games as a tool in the sports initiation, particularly by factor associated with non-early specialization and maintaining of complexity and operating principles involved in the games. Teaching through games, as recommended by global-functional method, is emphasized in this work to facilitate the assimilation and association between tactical elements of the game. In this work are presented two games for novice handball players that maintain the formal game structure within a playful perspective.