PROPOSTAS COREOGRÁFICAS DA DANÇA JAZZ NA CIDADE DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Caroline Kummer de Jesus
  • Mônica Fagundes Dantas UFRGS

Palavras-chave:

Dança. Jazz. Propostas Coreográficas.

Resumo

A dança jazz foi influenciada por diversos estilos de dança ao longo de sua história, ramificando-se em linhas coreográficas variadas conforme o coreógrafo e sua experiência pessoal. Atualmente, em cidades como Porto Alegre, há um grande número de praticantes desta modalidade. No entanto, existem poucos estudos na área do jazz. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa tem como objetivos descrever as características de cinco propostas coreográficas da dança jazz em Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de informações a entrevista semi-estruturada, a observação participante e a análise coreográfica. Os colaboradores deste estudo são cinco coreógrafos vencedores das categorias jazz adulto do Festival Porto Alegre em Dança 2007, que trabalham na cidade de Porto Alegre. A análise das informações foi realizada através da identificação das unidades de significado e da elaboração das categorias de análise. Os dados analisados permitem inferir que os coreógrafos selecionados apresentam características específicas na metodologia de aula e na movimentação coreográfica do jazz, o que poderia categorizar propostas coreográficas distintas, porém com influências das mesmas técnicas de dança na movimentação do jazz.

Biografia do Autor

Caroline Kummer de Jesus

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011).

Mônica Fagundes Dantas, UFRGS

 Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal. Professora Adjunto/UFRGS, professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Mestrado/UFRGS.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Edição

Seção

Artigos