A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA CORPO E CULTURA: um panorama da região norte do Brasil

Autores

  • Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar Universidade do Estado do Pará CV: http://lattes.cnpq.br/9860770961080508

Palavras-chave:

Amazônia. Produção de Conhecimento. Corpo e Cultura.

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre a temática corpo e cultura, com ênfase na produção científica em Educação Física desenvolvida na Região Norte do Brasil. Buscou-se responder às seguintes questões: a) Qual o contexto da produção de conhecimento na Amazônia Legal, considerando os Estados da Região Norte? b) Como se caracteriza a produção de conhecimento em Educação Física na Região Norte do Brasil e sua relação com a temática corpo e cultura? c) Qual o cenário nortista da produção de conhecimento na temática corpo e cultura? Verifica-se que a produção é incipiente e necessita de melhores investimentos.

 

Palavras-chave: Amazônia. Produção de Conhecimento. Corpo e Cultura.

Biografia do Autor

Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar, Universidade do Estado do Pará CV: http://lattes.cnpq.br/9860770961080508

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho-UGF, Especialização em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. É docente efetiva, desde 1995, na Universidade do Estado do Pará-UEPA. Participa como membro do Comitê Intersetorial de Política Indigenista do Estado do Pará, como membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (CBCE), como representante da UEPA na Comissão Gestora dos Territórios Etnoeducacionais no Pará e como assessora na elaboração do projeto político e pedagógico da Escola Sawarapy do povo Suruí Aikewara. É coordenadora do Núcleo de Formação Indígena e do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, ambas na Universidade do Estado do Pará. Coordena o Programa Saberes Indígenas na Escola (UEPA/SECADI/MEC). É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Indígenas na Amazônia-GEIA. Atua como docente no Curso de Graduação em Educação Física com a Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena com as disciplinas Metodologia do Estudo e da Pesquisa e Sociologia da Educação. Desenvolve e orienta estudos sobre cultura e educação entre povos indígenas.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Seção Especial