DO CORPO E DA CULTURA: indícios da realidade na perspectiva intercultural

Autores

  • Beleni Salete Grando UFMT - Faculdade de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Palavras-chave:

Corpo, Cultura, Práticas Corporais, Educação Intercultural

Resumo

A partir de estudos empreendidos sobre as práticas corporais como práticas sociais que produzem a pessoa, o corpo é evidenciado como produto de fabricação social mediado pela cultura. O corpo se desenvolve como pessoa para além de suas dimensões orgânica, afetiva/emocional, e intelectual, mas principalmente pela consciência de ser no mundo. A complexidade da sociedade capitalista atual, ao mesmo tempo em que determina marcas socioeconômicas produz na materialidade da pessoa, no corpo, processos de exclusão marcados pela cultura colonialista que exclui e submete a pessoa também por suas marcas identitárias específicas. A proposta é promover o diálogo interdisciplinar e intercultural a fim de trazer contribuições que tematizam os conceitos de corpo e cultura no campo da educação física, e buscam evidenciar como as práticas corporais podem ser mobilizadoras de uma educação intercultural para a descolonização dos saberes e do ser na sociedade brasileira.

 Palavras-chave: Corpo; Cultura; Práticas Corporais; Educação Intercultural.

 

 Abstract: From studies undertaken on the body practices as social practices that produce the person, the body is shown as a product of social production mediated by culture. The body develops as a person beyond their organic, affective / emotional, and intellectual, but mainly by the consciousness of being in the world dimensions. The complexity of modern capitalist society, while determining socioeconomic brands produces the materiality of the person, the body, exclusion processes marked by colonial culture that excludes and submit one also by their specific identity marks. The proposal is to promote interdisciplinary and intercultural dialogue in order to bring contributions that analyze the concepts of body and culture in the field of physical education, and seek to show how the body practices may be mobilizing an intercultural education for decolonization of knowledge and be in Brazilian society.

 Keywords: Body; culture ; Body practices ; Intercultural Education.

Biografia do Autor

Beleni Salete Grando, UFMT - Faculdade de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura. Doutora em Educação, Pós-doutora em Antropologia Social pela UFSC, com enfoque na formação de professores, educação infantil e educação indígena, na perspectiva da educação intercultural. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Seção Especial