GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO E TÉRMINO DO CURSO: CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O CORPO

Autores

  • Gustavo da Motta Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).
  • Alan Camargo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Palavras-chave:

Formação de Professores, Corpo, Graduandos, Currículo, Educação Física

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar e comparar a concepção dos graduandos de licenciatura em Educação Física no início e no final do curso no que se refere à prática docente e ao corpo.  Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que apresenta e discute a análise de 90 questionários interpretados a partir do processo de elaboração de categorias. Os resultados apontam que embora marcado por uma visão ainda fragmentada de corpo e um referencial voltado para saúde, o discurso dos graduandos apresenta aspectos relacionados ao campo educacional e pedagógico, bem como a uma visão globalizada e integrada de corpo no final do curso. 

Biografia do Autor

Gustavo da Motta Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação Física) e do curso de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE -- EEFD/UFRJ). 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-06

Edição

Seção

Artigos