A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA MULTI/INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES DE GÊNERO: possibilidades de ação na Educação Física Escolar

Autores

  • Ana Paula da Silva Santos PUC/RIO
  • Ana Canen Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Gênero e Educação Física

Resumo

Mudanças significativas têm ocorrido no que se refere à diversidade de tradições políticas, étnicas, sociais, religiosas e de gênero, configurando identidades plurais que se expressam nas distintas esferas sociais. Neste sentido, o multiculturalismo refere-se à compreensão da sociedade formada por identidades plurais, com base na diversidade de classe social, gênero, etnia, raça, padrões culturais e linguísticos, assim como outros marcadores identitários. Gênero, aqui entendido como constructo cultural, tem sido moldado a partir de padrões que colocam em desigualdade as relações entre os sexos. Neste sentido, a escola tem desempenhado um importante papel na reprodução de estereótipos que perpetuam visões de masculinidades e feminilidades responsáveis pela desigualdade entre os gêneros. Neste contexto, este estudo, realizado através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo analisar a prática pedagógica na aula de Educação Física pautada na perspectiva multi/intercultural e reconhecer as suas contribuições para a superação do sexismo. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública do Rio de Janeiro com professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Acreditamos que questionar, desnaturalizar e desestabilizar essa realidade discriminatória e excludente, na qual se insere o sexismo, constitui um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Santos, PUC/RIO

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa "Processos culturais, instâncias da socialização e educação".

Ana Canen, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Edição

Seção

Artigos