PARA ALÉM DOS RINGUES: vestígios da história do boxe sul-rio-grandense entre 1920 e 1960-RIO-GRANDENSE ENTRE 1920 E 1960

Autores

  • Alice Beatriz Assmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Boxe, História do Esporte, Lutas

Resumo

O boxe aparece no cenário brasileiro no início do século XX, por meio de demonstrações de marinheiros europeus no Rio de Janeiro. Devido à forte influência da então capital do país, a prática do boxe difundiu-se para outros estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul (RS). Porém, apenas em meados da segunda década que o boxe é reconhecido como esporte e desponta em clubes e ringues do RS. No decorrer dos anos a prática do pugilismo conquistou espaços e adeptos, consolidando-se em 1944 com a fundação de entidade própria. O apogeu na história deste esporte foi alcançado na década de 1960 com importantes conquistas nacionais e internacionais. Entretanto, no final do mesmo decênio o cenário é remodelado. Entidades de expressão para o boxe sul-rio-grandense fecharam as portas e surgia uma nova prática, o catch. O preconceito diante das lutas associado à crescente audiência do catch acarretou no enfraquecimento do boxe. Isto posto, o presente estudo objetiva reconstruir a organização do boxe em cidades sul-rio-grandenses entre 1920 e meados de 1960. Especialmente aborda as cidades de Porto Alegre e Pelotas, que acolheram a prática e contribuíram para a instauração do boxe em academias e clubes sul-rio-grandenses no período abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Física pela UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Licenciado e bacharel em Educação Física pela UFRGS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Downloads

Publicado

2014-05-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão