PARA ALÉM DOS RINGUES: vestígios da história do boxe sul-rio-grandense entre 1920 e 1960-RIO-GRANDENSE ENTRE 1920 E 1960

Autores

  • Alice Beatriz Assmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Boxe, História do Esporte, Lutas

Resumo

O boxe aparece no cenário brasileiro no início do século XX, por meio de demonstrações de marinheiros europeus no Rio de Janeiro. Devido à forte influência da então capital do país, a prática do boxe difundiu-se para outros estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul (RS). Porém, apenas em meados da segunda década que o boxe é reconhecido como esporte e desponta em clubes e ringues do RS. No decorrer dos anos a prática do pugilismo conquistou espaços e adeptos, consolidando-se em 1944 com a fundação de entidade própria. O apogeu na história deste esporte foi alcançado na década de 1960 com importantes conquistas nacionais e internacionais. Entretanto, no final do mesmo decênio o cenário é remodelado. Entidades de expressão para o boxe sul-rio-grandense fecharam as portas e surgia uma nova prática, o catch. O preconceito diante das lutas associado à crescente audiência do catch acarretou no enfraquecimento do boxe. Isto posto, o presente estudo objetiva reconstruir a organização do boxe em cidades sul-rio-grandenses entre 1920 e meados de 1960. Especialmente aborda as cidades de Porto Alegre e Pelotas, que acolheram a prática e contribuíram para a instauração do boxe em academias e clubes sul-rio-grandenses no período abordado.

Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Física pela UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Licenciado e bacharel em Educação Física pela UFRGS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Downloads

Publicado

2014-05-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão