A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS MUNDIAIS UNIVERSITÁRIOS DE 1963 EM PORTO ALEGRE- BRASIL

Autores

  • Ester Liberato Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carolina Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Bellani Lyra Universidade de Caxias do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Jogos Mundiais Universitários, História do Esporte, Cerimônia, Jogos Olímpicos, Universidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo interpretar as práticas e representações culturais produzidas pela cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários de 1963 realizados em Porto Alegre e sua relação com o protocolo de cerimônias de abertura de Jogos Olímpicos. O corpus documental utilizado constitui-se basicamente de reportagens de jornais e pesquisa bibliográfica. A cerimônia de abertura da Universíade foi realizada no dia 31 de agosto, no Estádio Olímpico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Em comparação ao protocolo olímpico, foram identificados, na cerimônia da U-63, nove elementos semelhantes e a supressão de três elementos -- “Discurso do Presidente do Comitê Organizador”, “Juramento dos Árbitros” e “Pombos simbolizando a Paz”. Embora com estes diferenciais, percebeu-se que a cerimônia da U-63 confirmou o grande evento esportivo permitindo que os porto-alegrenses se envolvessem pelo espírito olímpico.

Biografia do Autor

Ester Liberato Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (início/2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2012). Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (2012). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS (2009). Intercâmbios com bolsa na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto (UP) (Portugal) e na Facultad de Educación Física (FACDEF) da Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (Argentina) durante a graduação. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Foi integrante da equipe de Equoterapia do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo por três anos (2010-2013). É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS desde 2006, atuando principalmente no tema das práticas esportivas equestres. Também é cadastrada como Membro Pesquisador junto à Academia Paralímpica Brasileira (APB) desde 2013.

Carolina Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Ciências do Desporto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - FEFID/PUCRS (2006/2). Especialista em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Memória e Representações Sociais do Movimento Humano - UFRGS (2009). Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) da UFRGS. Tem experiência profissional no campo da Ginástica de Academia e desenvolvendo trabalhos como pesquisador-intérprete de dança, através de modalidades como Danças de Salão, Dança Jazz e Danças Urbanas. 

Vanessa Bellani Lyra, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutoranda Em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (início/2009). Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação/ Educação Física estudando principalmente os seguintes temas: História da Educação Física, Sociologia da Educação Física, Formação de Professores de Educação Física, Currículo, Dança. Expressão Corporal e Atividades Rítmicas. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano, da Universidade de Caxias do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol (UFSM) e Especialização em Pesquisa Curricular (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). Exerce o cargo de professora associada da Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS, onde atua no curso de Licenciatura em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física, além de estudos históricos e socioculturais sobre o esporte olímpico e paralímpico.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Edição

Seção

Artigos de Revisão