AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Desempenho Motor. Educação Física Escolar. Dança. Educação Infantil. Affordances.Resumo
Pesquisa transversal entre dois grupos - um que pratica dança curricular no ambiente escolar formal (N=24) e outro que não pratica (N = 24), para avaliar a correlação entre as variáveis dança e desempenho motor numa amostra total de 48 crianças entre 04 e 05 anos. Os testes motores são propostos por Rosa Neto (2002) e constam de dinâmica global (imitação de gestos, manuseio de bola); equilíbrio estático e dinâmico (marcha, equilíbrio em um pé só, pular corda, entre outros); organização espacial (direita esquerda, figuras geométricas, etc); esquema corporal (ex: imitação de gestos, movimentos simultâneos com pés e mãos e outros). Os resultados encontrados foram apenas uma correlação estatisticamente significativa para organização temporal na faixa de 4 anos que pratica dança. Os demais fatores mostraram não haver correlação entre as crianças praticantes e não-praticantes de dança curricular para ambas as idades testadas. Conclui-se que para esta amostra, a dança curricular não interferiu no desempenho motor na faixa etária de 4 e 5 anos; no entanto há que se considerar o número reduzido da amostra, bem como o meio diferenciado das crianças que pode interferir na sua performance motora- dada a diferença de affordances.