VARIÁVEIS INTERVENIENTES ASSOCIADAS À PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA E AS RESPOSTAS DA PRESSÃO ARTERIAL: UMA REVISÃO DA RELAÇÃO RISCO-BENEFÍCIO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS

Autores

  • Victor Gonçalves Corrêa Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil; Faculdade Gama e Souza, Brasil, Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Hipertensão, Treinamento de Resistência, Fisiologia Cardiovascular, Exercício Físico, Musculação.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo revisar as evidências sobre o impacto agudo da manipulação de diferentes variáveis metodológicas da prescrição do treinamento de força nas respostas da pressão arterial durante a execução e nos momento pós exercício. Procurou-se na presente revisão observar as evidências sobre as respostas da pressão arterial durante o exercício de força em comunhão com as repostas pressóricas pós exercício para que se possa contemplar uma relação entre os riscos e segurança durante a execução, com os possíveis benefícios pós-exercício. Percebe-se que as variáveis metodológicas envolvidas na elaboração dos programas de treinamento de força exercem impacto sobre as respostas da pressão arterial e devem receber especial atenção em sua manipulação quando da montagem de trabalhos de força principalmente para populações com necessidades especiais como é o caso dos sujeitos com hipertensão.

Biografia do Autor

Victor Gonçalves Corrêa Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil; Faculdade Gama e Souza, Brasil, Rio de Janeiro.

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade - Univercidade (2004), Especialização em Ciências da Performance Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009) e Mestrado em Educação Física (área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013). Membro do grupo de estudos coordenado pelo Professor Dr. Alexandre Palma de Oliveira na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e do Laboratório de Treinamento de Força da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade Gama e Souza. Tem principal concentração nas áreas de Fisiologia do Exercício e Atividade Física e Promoção da Saúde, seus temas de maior atuação são: Fisiologia Cardiovascular, Pressão Arterial, Hipertensão Arterial, Efeito Hipotensivo e Treinamento de Força.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão