SIGNIFICADOS CORPORAIS NO FILME “SUBSTITUTOS” A PARTIR DA VISÃO SOCIOLÓGICA DE DAVID LE BRETON: UMA ANÁLISE SOB O “MANTO DE ARLEQUIM”

Autores

  • Gustavo da Motta Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Palavras-chave:

Corpo, Sociologia do corpo, Filme.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar alguns significados relacionados ao corpo presentes no filme “Substitutos” a partir da visão sociológica do autor David Le Breton. O conteúdo do filme foi analisado com base em três categorias utilizadas por Le Breton: “rito de passagem”, “aparência corporal” e “alter ego”. Os resultados apontam que embora o documento seja de caráter fictício, podem-se notar convergências com a realidade, principalmente no que se refere ao componente mercadológico associado ao corpo e à presença maciça das redes virtuais nos dias atuais, com impactos no cotidiano e no corpo.

 

Palavras-chave: Corpo; Sociologia do corpo; Filme.

Biografia do Autor

Gustavo da Motta Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD), do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ) e do grupo de pesquisa História da Profissão Docente (PRODOC/PUC-Rio).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro- Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da Escola de Educação Física e Desportos (UFRJ/ NESPEFE-EEFD).

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação Física) e do curso de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE -- EEFD/UFRJ).

Downloads

Publicado

2016-06-07

Edição

Seção

Artigos