Entre o Lazer e a Técnica: um estudo sobre os Bailes de Dança de Salão do Clube das Pás no Recife – PE.

Autores

Palavras-chave:

Bailes, Dança, Técnica.

Resumo

Sabe-se que a dança desde sua forma mais remota é utilizada pela humanidade como meio de comunicação com seu semelhante, retratavam as necessidades das civilizações e as celebrações religiosas e/ou festivas. Tais representações, ao longo dos tempos, sofreram modificações e ganharam significados distintos do passado. Haja vista a cultura dos bailes que fizeram as festas ganhar novos sentidos e a dança ritmos e técnicas corporais diversificadas. Assim, o objetivo do estudo é analisar os corpos dançantes a partir do dançar dos frequentadores dos Bailes no Clube das Pás no Recife. A partir de uma observação deste local e análise em caráter bibliográfico concluiu-se que a dança nos Bailes dos Clubes demonstra mais emoção, liberdade e criação sem a preocupação excessiva de técnicas e movimentações exageradas.

Biografia do Autor

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física - UFPE;

Mestre em Educação - UFPE;

Doutoranda em Educação - UFPE;

Professora da rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes - PE.

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação Física - Universidde Estadual de Campinas.

Pós Doutorado Universidade do Porto.

Professor Titular da Univesidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPE.

Referências

ABREU, Fernanda Ferreira de. O par como unidade criativa: reflexões sobre criação e técnica na dança de salão. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p. 101- 112, mai. 2013.

BENTO, Fátima Cristina de Oliveira; BENTO, Fabíola Cristina de Oliveira. A Dança de Salão influência na manutenção da boa postura corporal? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 156 - Mayo de 2011. http://www.efdeportes.com/ Acesso em 15 de ago 2022.

DE PAULA, Daniel Augusto Meira. Dança de Salão: História e Evolução. 2008, 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro. Rio Claro, 2008.

FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Caderno Sedes, v. 21, n. 53, p. 31-55, 2001.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna. Via Litterarum, 2010.

LABAN, Rodolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LIMA, Ishad Jordan Pegado Freire de. Dois Corpos que Dançam: Aspectos históricos, vivenciais e reflexivos da dança de salão. 2018, 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

LIMA, Marlini Dorneles de; SANTOS, Rosirene Campêlo dos; RODRIGUES, Renato Gonçalves. As festas, os bailes e as danças: em cena as manifestações da cultura quilombola do Estado de Goiás.In: Práticas corporais em comunidades quilombolas de Goiás/ Ana Márcia Silva (org). José Luiz Cirqueira Falcão (org). - Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 28ª ed., 2009.

NUNES, Bruno Blois; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Produção de conhecimento sobre danças de salão: um levantamento de Livros, Teses e Dissertações no Brasil. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01- 20, ano 20, nº 41, abril/junho de 2020. Disponível em: http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index> 30 de junho de 2020.

PAIXÃO, Aline dos Santos. Passado Presente e Futuro do Samba de Gafieira: uma etnografia nos anos 2018 e 2019 no Rio de Janeiro. 2020, 136p. Dissertação de Mestrado Acadêmico apresentada à Escola de Ciências Sociais – FGV CPDOC (História, Política e Bens Culturais). Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2020.

RIED, Bettina. Fundamentos de Dança de Salão: Programa Internacional de Dança de Salão. Londrina, Midiograf, 2003.

RODRIGUES, Rogério. Sociedade, Corpo e Interdições: Contribuições do Estudo de Marcel Mauss sobre as Técnicas do Corpo. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 0, n. 4, p.129-140, jan./jun. 2000 ISSN: 1983-930.

ROSA, Vitor. As técnicas do corpo em Marcel Mauss e o campo desportivo. Estudos Sociológicos. Araraquara, v. 24, n.47, p. 341-350, Jul - Dez 2019.

ROCHA, Márcio Donizetti; ALMEIDA, Cleuza Maria. Dança de Salão, Instrumento para a Qualidade de Vida. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.7, n.10, jan./jun. 2007.

SANTOS, Lena Pacheco dos. Aspectos motivacionais na prática da Dança de Salão. 2014, 63p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Muzambinho, 2014.

SANTOS, Drielly Gonçalves; SANTOS, Rosirene Campêlo dos. A dança de salão em cena: o baile e os corpos dançantes. Anais do VI Congresso de Ginástica para todos – 22 a 24 de outubro de 2015 – Goiânia – Goiás.

ZAMONER, Maristela. História da Dança de Salão no Brasil: Pernambuco do século XIX. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ãno 19 – Nº 192 – Mayo de 2014. http://efdeportes.com/

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão