CULTURA E REPRESENTATIVIDADE NO CORPO QUE DANÇA: A DANÇA DE SALÃO E A MATERIALIZAÇÃO DE SENTIDOS CULTURAIS NA CORPOREIDADE

Autores

  • Mauro José de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Gerson de Sousa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Dança de Salão, Cultura, Representatividade, Corporeidade, Dialética

Resumo

A proposta deste artigo é identificar os sentidos socioculturais materializados no corpo que dança, analisando o alcance da representatividade da cultura na linguagem corporal por meio da vivência das danças de salão. O objetivo é reconhecer a dinâmica e a visibilidade dos movimentos corporais que expressam os sentidos culturais presentes no corpo dançante, estabelecendo suas extensões a partir da discussão de temporalidade, lugar e corporeidade. Para demarcar o entendimento teórico acerca da compreensão da dança e do ensino das danças de salão, adotamos o método dialético com abordagem na análise histórico-cultural.  Este estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa da pesquisa narrativa (auto) biográfica, cujo aporte teórico, subsidiado numa ampla revisão de literatura, fundamentará os relatos (auto) biográficos dos autores. Apoiados em suas histórias de vida, estes professores enfocarão algumas de suas experiências de vida e de docência relacionadas ao ensino da dança de salão. A principal defesa é desvelar que o significado da docência consiste em conduzir o aprendiz à compreensão de que a dança enquanto arte se localiza no confronto da problematização histórico-cultural do estilo/ritmo com a história de vida do ser dançante, de tal maneira que sua experiência traga a responsabilidade de se efetivar como representante deste sentido. 

 

Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (2020) – Mestrado em Educação (Magistério Superior), pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2001) – Especialização em Ciência do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1990) e Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1988). Atua como professor Assistente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia desde 2018, ministrando disciplinas relacionadas ao esporte educacional e prática de ensino e formação de professores em Educação Física; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Ensino Infantil, Fundamental e Superior, do PPGE/UFMT/CAPES-CNPq

Gerson de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo UNIMEP, especialista em Docência do Ensino Superior CEUNSP, Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação ECA-USP. É professor efetivo do Curso de Jornalismo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e professor Permanente do Programa de Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação. Pesquisa nas áreas de Comunicação, Cultura, Memória e Velhice por meio da base teórica dos Estudos Culturais.

Referências

ANTUNES, R. O Privilégio da servidão [recurso eletrônico]: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018 (Mundo do trabalho).

BARCELOS, A.M.F. Compreendendo a pesquisa (de) narrativa. In: GOMES JUNIOR, R.C. (org.) Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo : Pimenta Cultural, 2020

BOURCIER, P. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. Editora Ícone. Vol1, 2006.

CAMINADA, E. História da Dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CÔRTES, G. Dança, Brasil – Festas e Danças Populares. Leitura, 2000.

DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ELLMERICH, L. História da Dança. 3. ed. São Paulo: Ricordi, 1964.

FARO, A. J. Pequena História da Dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GUALDA, L.R.; SADALLA, A.M.F.A. Formação para o ensino de dança: pensamento de professores. Diálogo Educ., v. 8, n. 23, p. 207-220, jan./abr. 2008.

LABAN, R. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978. (edição organizada por Lisa Ulmann).

MARIANI, F. Os processos formativos de licenciandos em Física do IFMT: narrativas sobre o ser professor e a ação de ensinar. Tese (Doutorado em Educação) Instituto de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016

MELLO, D. Pesquisa narrativa e formação de professores. In: GOMES JUNIOR, R.C.(org.) Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo : Pimenta Cultural, 2020

NANNI, D. Ensino da dança. Editora Shape, 2003.

TADRA, D. S. A. et al. Metodologia do ensino de artes - linguagem da dança. Curitiba: ibpex, 2009.

TAVARES, L.C.V.; SANTOS, S.L.; NOGUEIRA, E.M.; TAVARES, J.S.R. (orgs.) Corpo, cultura e diversidade. Editora CRV, 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Artigos