Nietzsche e o Gesamtkunstwerk wagneriano
Resumo
A ideia de obra de arte total, de Gesamtkunstwerk, tal como elaborada por Richard Wagner em suas obras estéticas, é apropriada por Nietzsche em seu projeto de renovação da cultura alemã durante os primeiros anos de seu professorado na Universidade de Basiléia. Esta apropriação, no entanto, logo se mostra problemática, uma vez que os conceitos e valores que ela pressupõe parecem, muitas vezes, contrapor a filosofia de Nietzsche à estética de Wagner. O objetivo deste texto é descrever e discutir os esforços operados nesta interpretação e seus impasses -- que culminaram na ruptura mesmo da relação entre ambos.
Abstract
The idea of a unified work of art, a Gesamtkunstwerk, as it was worked out in Richard Wagner´s aesthetics, is appropriated by Nietzsche within his project of recasting German Culture during his first years as Professor in Basel University. This appropriation, however, soon revealed itself as problematic, inasmuch as concepts and values it presupposes seem to sometimes oppose Nietzsche´s philosophy and Wagner´s aesthetics. The aim of this paper is to describe and discuss the efforts that were taken in this interpretation and its dilemmas -- that, all in all, ended up in their mutual break up.
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