v. 1 n. 1 (1993): A questão do sujeito na filosofia: consciência, ceticismo e liberdade

					Visualizar v. 1 n. 1 (1993): A questão do sujeito na filosofia: consciência, ceticismo e liberdade

Apresentação


A revista ANALYTICA, cujo primeiro número oferecemos aqui aos estudiosos da Filosofia, resulta da iniciativa de um grupo de pesquisadores pertencentes a diferentes universidades brasileiras. Com ela visamos preencher uma lacuna sensível no corpo de nossas publicações filosóficas, a falta de uma revista de âmbito nacional. Existem, é verdade, algumas revistas de peso, que pertencem porém a este ou aquele Departamento de Filosofia. Mesmo quando abertas a pesquisadores de outros centros, essas publicações refletem predominantemente os interesses e a produção desse Departamento. Uma revista nacional de Filosofia, servindo de repositório do que melhor se faz na pesquisa filosófica brasileira, ainda é um desiderato não realizado.

A Filosofia brasileira deu nos últimos dez, vinte anos um significativo salto para a frente. Um dos fatores mais importantes desse avanço foi a difusão da prática de encontros e congressos. Neles começou a desenvolver-se o germe de um público filosófico brasileiro. A consolidação e a ampliação desse público é essencial para o desenvolvimento auto-sustentado da Filosofia no Brasil. Ela é uma pré-condição para a existência de uma verdadeira vida filosófica brasileira, isto é, de uma atividade que, não importa a diversidade dos temas e das orientações doutrinárias e sem prejuízo do espírito cosmopolita e de sua abertura para a Filosofia que se pratica nos grandes centros internacionais, se alimente também e sobretudo da discussão interna.

Isso requer que os pesquisadores brasileiros possam não apenas se encontrar para discutir de viva voz, mas também que eles tenham a oportunidade de publica-rem e se lerem uns aos outros. A importância que pode ter uma revista nacional para a formação de um público filosófico brasileiro salta, pois, à vista. Nosso desejo é que ANALYTICA venha a ser uma revista desse porte, e que outras também venham no futuro juntar-se a ela para melhor refletir a crescente diversidade e riqueza do pensamento filosófico entre nós.

Os pesquisadores responsáveis pela publicação da revista ANALYTICA propõem-se publicar textos representativos por sua qualidade da Filosofia que se faz entre nós. A escolha do nome ANALYTICA, é bom que fique claro, não significa nenhuma opção doutrinal ou temática, embora reflita uma compreensão da Filosofia como uma forma de discurso baseado na preocupação de argumentar e tornar claros os conceitos. Acreditamos que se pode afirmar, sem prejulgar e antecipar qualquer posição filosófica particular, que o pensamento filosófico é, ou pelo menos envolve, a análise conceituai e a argumentação. Não é por outra razão que as palavras análise, analítica estão ligadas às mais diversas concepções da Filosofia. Dos Analíticos de Aristóteles à Analítica Transcendental kantiana, da análise intencional praticada por Husserl à Analítica Existencial proposta por Heidegger, para não falar desse imenso caudal da Filosofia contemporânea que se identifica precisamente como analítica, a preocupação em tornar claros e avaliar os pressupostos conceituais de nosso discurso teórico e prático parece ser uma meta comum que as diversas filosofias tratam de alcançar cada uma à sua maneira, mas sempre, em todo o caso, argumentativamente, isto é, de tal sorte que a discussão e o diálogo seja possível entre os filósofos. É sob a égide desse espírito de entendimento filosófico, visando a auto-explicação e a discussão, que a revista ANALYTICA se coloca e se apresenta a seus leitores.

                        Os Editores e a Comissão Editorial