A publicação de narrativas testemunhais de veteranos da Guerra do Paraguai na Revista do Exército Brasileiro: o projeto de construção de uma memória oficial (1882-1888)

Autores

  • Rodrigo Perez Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Exército, Memória, Guerra do Paraguai,

Resumo

A Revista do Exército Brasileiro, primeiro periódico científico oficial do Exército, foi criada em 1882 com a atribuição de ser o veículo oficial do conhecimento produzido na instituição. Os oficiais que compunham o comitê editorial da REB concederam grande espaço à publicação de dois longos relatos testemunhais de dois veteranos da Guerra do Paraguai: os textos “As memórias das campanhas do Paraguay”, do capitão Miguel Calmon, e “o combate de 1° de outubro de 1868”, do tenente Fernando Veiga. O comitê editorial mobilizou o passado em função de uma dinâmica social marcada pelo conflito entre os líderes do Exército e a cúpula da política imperial. Analisar a relação entre a construção da memória oficial que tematizou a Guerra do Paraguai e o fortalecimento institucional do Exército nos anos finais da monarquia é o principal objetivo desse artigo.

Biografia do Autor

Rodrigo Perez Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres