A publicação de narrativas testemunhais de veteranos da Guerra do Paraguai na Revista do Exército Brasileiro: o projeto de construção de uma memória oficial (1882-1888)

Auteurs

  • Rodrigo Perez Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Exército, Memória, Guerra do Paraguai,

Résumé

A Revista do Exército Brasileiro, primeiro periódico científico oficial do Exército, foi criada em 1882 com a atribuição de ser o veículo oficial do conhecimento produzido na instituição. Os oficiais que compunham o comitê editorial da REB concederam grande espaço à publicação de dois longos relatos testemunhais de dois veteranos da Guerra do Paraguai: os textos “As memórias das campanhas do Paraguay”, do capitão Miguel Calmon, e “o combate de 1° de outubro de 1868”, do tenente Fernando Veiga. O comitê editorial mobilizou o passado em função de uma dinâmica social marcada pelo conflito entre os líderes do Exército e a cúpula da política imperial. Analisar a relação entre a construção da memória oficial que tematizou a Guerra do Paraguai e o fortalecimento institucional do Exército nos anos finais da monarquia é o principal objetivo desse artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Perez Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Téléchargements

Publiée

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres