História das Ciências no Brasil: Crítica à Historiografia Tradicional da Educação Brasileira: o Ensino de Ciências na Instrução Secundária Mineira nos Séculos XVIII e XIX: o caso limite da Escola de Farmácia

Autores

  • Ângelo Filomeno Palhares Leite Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História das ciências no Brasil, historiografia tradicional da educação brasileira, ensino de ciências,

Resumo

O presente artigo é resultado de uma revisão bibliográfica sobre historiografia da ciência, realizada no curso de doutorado, e de uma pesquisa em ensino de ciências na instrução secundária mineira nos séculos XVIII e XIX. O objetivo foi fazer uma crítica à história da educação brasileira tradicional tendo em vista descortinar novos caminhos à pesquisa da história das ciências no Brasil.

Biografia do Autor

Ângelo Filomeno Palhares Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História, na linha de pesquisa: Ciência e Cultura na História, da FAFICH/UFMG. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres