O plágio como dispositivo de atribuição estética na construção da literatura no Brasil

Autores

  • Jean Bastardis Programa de Pós-Graduação em História Social / Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Palavras-chave:

Literatura, plágio literário, nacionalidade, autoria,

Resumo

Neste artigo, o objetivo é demonstrar de maneira inicial como o plágio literário foi atualizado pela crítica na construção de uma literatura brasileira, fundamentada por argumentos como a inspiração autônoma do autor e a originalidade da produção literária brasileira. A literatura, como espaço de ação desses indivíduos inspirados, conforma uma série de regras segundo as quais a originalidade ocupa um lugar especial na atribuição estética dispensada aos produtos culturais. Apresentam-se aqui alguns apontamentos relativos ao funcionamento desses esquemas de classificação no caso brasileiro, buscando nos escritos voltados à análise da produção literária do século XIX a chave de compreensão do contexto de sua definição. Nesse percurso, algumas ocorrências posteriores de plágio serão evocadas para demonstrar características importantes para a análise dessa prática que é, muitas vezes, classificada como crime.

Biografia do Autor

Jean Bastardis, Programa de Pós-Graduação em História Social / Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ (bolsista CNPQ)

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2021-07-21

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Seção

Artigos Livres