HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DOS CURSOS DE HISTÓRIA NAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

Autores

  • Paulino de Jesus Francisco Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Júlia Pacheco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carol Lima de Carvalho Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ticiane Caldas de Abreu Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da África, Lei 10.63903, Santa Catarina,

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns apontamentos frutos da análise de diferentes materiais institucionais coletados, em especial, planos de ensino das disciplinas História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, dos cursos de graduação em História das instituições de ensino superior (públicas, privadas e comunitárias) do Estado de Santa Catarina. Tais documentos foram colhidos pelos membros da pesquisa intitulada “O Ensino de História da África em Santa Catarina: questões e perspectivas”, desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Multiculturalismo: Estudos Indígenas, Africanos e da Diáspora” vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC). Por meio da análise dos planos de ensino, queremos entender as propostas pedagógicas apresentadas aos estudantes de graduação, de modo a contemplar o que exige a legislação em vigor.

Biografia do Autor

Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor associado ao Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC) e da pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”.

Ana Júlia Pacheco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História pela UDESC, bolsista vinculada ao NEAB/UDESC e discente voluntaria na pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”. E-mail: anajulia.hp@gmail.com

Carol Lima de Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História pela UDESC, bolsista vinculada ao NEAB/UDESC e discente voluntaria na pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”. E-mail: carolimac18@gmail.com

Ticiane Caldas de Abreu, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História pela UDESC, bolsista vinculada ao NEAB/UDESC e discente voluntaria na pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”. E-mail: ticianecda@gmail.com

Referências

Referências Bibliográficas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. 2004. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10639.htm>.

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco (org.) Multicuturalismo e Educação: experiências de implementação da Lei Federal 10.639/03 em Santa Catarina. Itajaí: Casa aberta. 2008.

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. A Lei 10.639/03: significados e desafios na luta anti-racista no Brasil, 2007. Disponível em:

http://multiculturalismoepopulacoesafricanas.blogspot.com.br/2007/11/desafios-da-implantaao-da-lei-10639-03.html.

CARVALHO, Thaís Regina de. Políticas de promoção da igualdade racial na rede de municipal de educação infantil em Florianópolis/SC. Curitiba, 2013.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 67-84, jan./mar. 2013, Editora UFPR.

GOODSON, Ivor F. A construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOMES, Nilma Lino. JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita a história contemporânea. Belo Horizonte: Selo Negro, 2005.

HECK, Mariana. Identidades e Multiculturalismo: um estudo acerca do Ensino de História das Áfricas nas Universidades Públicas de Santa Catarina (2011-2012). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

KI-ZERBO (coord.). História Geral da África I. Metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982, pp. 61-71.

M'BOKOLO, Elikia. África Negra. História e Civilizações. Tomo II, edições Colibri Portugal, 2004.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população Negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, jul./dez. 2001, p. 31-43.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores. Panorama, perspectivas e experiências. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 28, nos 1/2/3, Jan-Dez 2006, pp. 187-220.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A História Africana no Ensino Superior Português. Cerrados (UnB. Impresso), v. 19, p. 91-106, 2010.

___________. A história africana nas escolas: entre abordagens e perspectivas. Educação Africanidades Brasil. Brasília: CEAD, 2006.

___________. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico. Brasília, 2007.

RICHTER, Luiz Egon. LEIDENS Letícia Virgínia. O marco legal do terceiro setor e sua(in)compatibilidade normativa com as instituições Comunitárias. In: SCHMIDT, Jpão Pedro (Org) Instituições comunitárias: instituições públicas não-estatais. Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2009.

SANTOS, Vanicleia S. A redescoberta da África no Brasil: As pesquisas em História da África no Brasil (1992-2012). In: Ensino Superior e Investigação Científica no Espaço da CPLP. LISBOA: AULP, 2012, p. 243-254.

SILVA. Edson. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223 – 2012.

SILVA, Gizelda Costa da. O Estudo de História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental: currículos, formação e pratica docente. Uberlândia, 2011

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo. Uma introdução crítica. 2000.

SOUZA, Marina de Mello e. Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de história de África. Revista História Hoje, Brasil, v. 1, n.1, p.17-28, 2012.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Piaget, 1998.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

VANNUCCHI, Aldo. A universidade comunitária: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição Papirus, 2002

WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o ensino da história da África no Brasil In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Edição

Seção

Artigos Livres