PERTO OU LONGE DE CASA? UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE ESCOLAS ENTRE AS CLASSES POPULARES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2011

Autores

  • Fabiano Cabral de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Escolhas, escolas, responsáveis,

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os critérios e as estratégias de acesso utilizados pelos pais no processo de escolha das escolas. As escolas municipais do município do Rio de Janeiro se apresentam de forma heterogênea e estratificada. Analisar as escolhas nos permite pensar na distribuição dos alunos, e na reprodução ou manutenção de desigualdades educacionais. Durante as análises iniciais do material empírico, que é um conjunto de 51 entrevistas em profundidade, percebemos que há responsáveis justificando suas escolhas pela proximidade da escola com a residência. Há famílias que preferem matricular os filhos em escolas distantes de casa. Descreveremos e analisaremos narrativas apresentadas pelos familiares para justificar as escolhas. Indicamos que há uma série de classificações sobre espaço geográfico e espaço simbólico presente nas falas dos entrevistados, esse será o mote que orientará nossas reflexões.

Biografia do Autor

Fabiano Cabral de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais, o LaPOpE e a bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Email: fabianokbral@gmail.com

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Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Notas de Pesquisa