UMA ANÁLISE DO FILME ALEXANDRE (2004), DE OLIVER STONE: ENTRE NARRATIVA E CONTEXTO SOCIAL DE PRODUÇÃO

Autores

  • Vinícius Moretti Zavalis Universidade Federal Fluminense
  • Carla Cristina da Silva Lavinas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Alexandre, Oliver Stone, pós-11 de setembro,

Resumo

Nosso objetivo de estudo consiste em analisar o filme Alexandre (2004), de Oliver Stone, não só como um produto midiático voltado para a esfera do entretenimento, mas também enquanto um discurso que nos oferece informações sobre o seu contexto social de produção e sobre a recepção deste conteúdo histórico pelos sujeitos contemporâneos. De acordo com as reflexões de Marc Ferro, analisamos o filme enquanto um documento histórico, buscando identificar quem o dirigiu, em que circunstância, no desenrolar de que ação, com que objetivo, a quem se destinava e como foi recebido por seu destinatário. Mediante a nossa pesquisa, percebemos que o filme possui um engajamento político associado à nova agenda de segurança estadunidense contra o terrorismo, em decorrência do atentado contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

Biografia do Autor

Vinícius Moretti Zavalis, Universidade Federal Fluminense

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, bolsista CNPq e pesquisador voluntário no Museu Histórico Nacional

Carla Cristina da Silva Lavinas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

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Referências de filmes:

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Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos de Dossiê