UMA ANÁLISE DO FILME ALEXANDRE (2004), DE OLIVER STONE: ENTRE NARRATIVA E CONTEXTO SOCIAL DE PRODUÇÃO
Parole chiave:
Alexandre, Oliver Stone, pós-11 de setembro,Abstract
Nosso objetivo de estudo consiste em analisar o filme Alexandre (2004), de Oliver Stone, não só como um produto midiático voltado para a esfera do entretenimento, mas também enquanto um discurso que nos oferece informações sobre o seu contexto social de produção e sobre a recepção deste conteúdo histórico pelos sujeitos contemporâneos. De acordo com as reflexões de Marc Ferro, analisamos o filme enquanto um documento histórico, buscando identificar quem o dirigiu, em que circunstância, no desenrolar de que ação, com que objetivo, a quem se destinava e como foi recebido por seu destinatário. Mediante a nossa pesquisa, percebemos que o filme possui um engajamento político associado à nova agenda de segurança estadunidense contra o terrorismo, em decorrência do atentado contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.Riferimenti bibliografici
Referências de livros:
CABRAL, Raquel. Estratégias da comunicação no cinema pós-11 de setembro – A
legitimação da guerra. Dissertação (Mestrado em Comunicação Midiática).
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, São Paulo,
CANDAU, Vera Maria (org.). Sociedade, Educação e Cultura(s). Questões e propostas.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 13.
CARLSON, Michael. The Pocket Essential Oliver Stone. Harpenden, Englad: Pocket
Essentials, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LEÃO, Delfim F. A globalização no mundo antigo: do polites ao kosmopolites. Coimbra:
Coimbra University Pressa, 2012
MOSSÉ, Claude. Alexandre, o Grande. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
SANTANA, Carolina Nascimento. Hollywood e a guerra ao terror: o papel do cinema no
imediato pós-11 de setembro. Monografia (Graduação em Relações Internacionais).
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
Referências de capítulos de livros:
CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa. A literatura latina como documentação nas pesquisas
históricas: um estudo de caso em Tito Lívio. In: José Maria Gomes de Souza Neto. (Org.).
Antigas Leituras ‒ Diálogos entre História e Literatura. 1a ed. Pernambuco: Edupe, 2012, v.
, pp. 107-16.
CARTLEDGE, P., GREENLAND, F. “Introduction”. In: ______. Responses to Oliver
Stone’s Alexander: Film, History and Cultural Studies. The University of Wisconsin Press,
HARRISON, Thomas. “Oliver Stone, Alexander, and the Unity of Mankind”. In
CARTLEDGE, P., GREENLAND, F. Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History
and Cultural Studies. The University of Wisconsin Press, 2010.
LAGNY, Michèle. “Popular Taste. The Peplum”. In: DYER, Richard; VINCENDEAU,
Ginette (orgs.). Popular European Cinema. London/New York: Routledge, 1992.
MOREIRA, Lúcia Correia Marques de Miranda. “Narrativas literárias e narrativas
audiovisuais”. In: FLORY, Suely Fadul Vilibor (org.). Narrativas ficcionais: da literatura às
mídias audiovisuais. São Paulo: Arte e Ciencia, 2005.
PAUL, J. “Oliver Stone’s Alexander and the Cinematic Epic Tradition”. In: CARTLEDGE,
P., GREENLAND, F. Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History and Cultural
Studies. The University of Wisconsin Press, 2010.
SOLOMON, J. “The Popular Reception of Alexander”. In: CARTLEDGE, P.,
GREENLAND, F. Responses to Oliver Stone’s Alexander: Film, History and Cultural
Studies. The University of Wisconsin Press, 2010.
Referências de artigos em periódicos:
ABRAO, C. F. Z.. “UM OLHO NO PEIXE UM OLHO NO GATO”: Alexandre para além da
telona. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, NATAL-RN. XXVII
SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013.
CANDIDO, M. R.. Helenização x Globalização: a eterna busca pela hegemonia. Philía. Rio
de Janeiro, v. 8, 2007.
OAKLEY, Todd. Toward a General Theory of Film Spectatorship. 17 Almen Semiotik.
http://www.cwru.edu/artsci/engl/oakley/TGSF.pdf.
OLIVEIRA, Lisbeth. Cinema e História. Comiin. Inf., v. 5, n. 1/2, p.131-137, jan./dez. 2002.
PAIVA, C. C. et al. Imagens do homoerotismo no cinema. Um estudo de gênero,
comunicação e sociedade. Revista Bagoas ‒ UFRN. Bagoas: Revista de Estudos Gays, v. 1, p.
-248, 2007.
YUDICE, George. O lugar da cultura no contexto pós-Onze de Setembro. In: Revista Crítica
de Ciências Sociais, 63, outubro, 2002, pp. 175-87.
Referências de consulta online:
BAHIANA, Ana Maria. Guerra na mídia. Observatório da Imprensa. Disponível em
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/ana-maria-bahiana/. (Acesso em 28
abr. 2016)
Referências de filmes:
Alexander. Dirigido por Oliver Stone, EUA, 2004, 175 min.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.