NOTAS SOBRE A REPRESENTAÇÃO ESCULTÓRICA DA MULHER NEGRA E A CONSTRUÇÃO DE UMA ALEGORIA SOCIAL

Auteurs

  • Caroline Farias Alves Universidade Federal de Juiz de Fora

Mots-clés :

Raça, gênero, escultura,

Résumé

Por meio da localização e análise da produção artística que privilegia a representação escultórica da mulher negra no Brasil, será exposto um panorama geral acerca da repercussão de obras e dos diálogos possíveis com a produção internacional que abriga essa mesma temática. A partir de Bastiana, obra da escultora Nicolina Vaz de Assis, veremos a existência de uma homogeneidade na forma em que a mulher negra, entre a virada dos séculos XIX e XX, é representada.

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Biographie de l'auteur

Caroline Farias Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e concluindo o bacharel na mesma instituição. Bolsista de iniciação científica com auxílio FAPEMIG no projeto “Arte e sociabilidade: o leque de autógrafos da Viscondessa de Cavalcanti”.

Références

Livros

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: pintoras e escultoras acadêmicas

brasileiras. São Paulo: Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008.

Teses e Dissertações

Bittencourt, Renata. Modos de negra, modos de branca: o retrato “baiana” a imagem da

mulher na arte do século XIX / Renata Bittencourt. ‒ Campinas, SP: [s.n.], 2005.

Silva, Maria do Carmo Couto da. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção

artística e de sua atuação entre a Monarquia e a República/Maria do Carmo Couto da Silva. ‒

Campinas, SP : [s. n.], 2011.

Artigos

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Algo além do moderno: a mulher negra na pintura

brasileira no início do século XX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 2, abr. 2009. Disponível

em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_maraliz.htm>.(Acesso em setembro de 2016)

DANZIGER, Leila.Melancolia à brasileira: A aquarelaNegra tatuada vendendo caju, de

Debret.19&20, Rio de Janeiro, v.III, n. 4, out. 2008. Disponível em:

<http://www.dezenovevinte.net/obras/melancolia_ld.htm>.(Acesso em setembro de 2016)

KNAUSS, Paulo. Imaginação escultórica e identidade étnica no século XIX: O negro

Horácio, de Louis Rochet, entre a França e o Brasil. XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de

História da Arte. 2011.

LIMA, Heloisa Pires. A presença negra nas telas: visita às exposições do circuito da

Academia Imperial de Belas Artes na década de 1880.19&20, Rio de Janeiro, v.III, n. 1, jan.

Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_negros.htm>.(Acesso em

setembro de 2016 )

LOTIERZO, Tatiana. Racismo e pintura no Brasil: notas para uma discussão sobre cor, a

partir da tela A redenção de Cam. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 2, jul./dez. 2014.

Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/tl_redencao_cam.htm>.(Acesso em

outubro de 2016)

Periódicos

BELAS-ARTES, Impressões do salão deste ano ‒ Escultura - Gravura - Arquitetura. O Jornal,

Rio de Janeiro, 16 ago. 1920, p. 03. Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim e transcrição

de Andrea Garcia Dias da Cruz.

Filme

Vênus negra (2011), AbdellatifKechiche. Bélgica, França e Tunísia.

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Publiée

2021-08-19

Numéro

Rubrique

Notas de Pesquisa