NOTAS SOBRE A REPRESENTAÇÃO ESCULTÓRICA DA MULHER NEGRA E A CONSTRUÇÃO DE UMA ALEGORIA SOCIAL
Parole chiave:
Raça, gênero, escultura,Abstract
Por meio da localização e análise da produção artística que privilegia a representação escultórica da mulher negra no Brasil, será exposto um panorama geral acerca da repercussão de obras e dos diálogos possíveis com a produção internacional que abriga essa mesma temática. A partir de Bastiana, obra da escultora Nicolina Vaz de Assis, veremos a existência de uma homogeneidade na forma em que a mulher negra, entre a virada dos séculos XIX e XX, é representada.Riferimenti bibliografici
Livros
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: pintoras e escultoras acadêmicas
brasileiras. São Paulo: Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008.
Teses e Dissertações
Bittencourt, Renata. Modos de negra, modos de branca: o retrato “baiana” a imagem da
mulher na arte do século XIX / Renata Bittencourt. ‒ Campinas, SP: [s.n.], 2005.
Silva, Maria do Carmo Couto da. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção
artística e de sua atuação entre a Monarquia e a República/Maria do Carmo Couto da Silva. ‒
Campinas, SP : [s. n.], 2011.
Artigos
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Algo além do moderno: a mulher negra na pintura
brasileira no início do século XX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 2, abr. 2009. Disponível
em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_maraliz.htm>.(Acesso em setembro de 2016)
DANZIGER, Leila.Melancolia à brasileira: A aquarelaNegra tatuada vendendo caju, de
Debret.19&20, Rio de Janeiro, v.III, n. 4, out. 2008. Disponível em:
<http://www.dezenovevinte.net/obras/melancolia_ld.htm>.(Acesso em setembro de 2016)
KNAUSS, Paulo. Imaginação escultórica e identidade étnica no século XIX: O negro
Horácio, de Louis Rochet, entre a França e o Brasil. XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de
História da Arte. 2011.
LIMA, Heloisa Pires. A presença negra nas telas: visita às exposições do circuito da
Academia Imperial de Belas Artes na década de 1880.19&20, Rio de Janeiro, v.III, n. 1, jan.
Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_negros.htm>.(Acesso em
setembro de 2016 )
LOTIERZO, Tatiana. Racismo e pintura no Brasil: notas para uma discussão sobre cor, a
partir da tela A redenção de Cam. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 2, jul./dez. 2014.
Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/tl_redencao_cam.htm>.(Acesso em
outubro de 2016)
Periódicos
BELAS-ARTES, Impressões do salão deste ano ‒ Escultura - Gravura - Arquitetura. O Jornal,
Rio de Janeiro, 16 ago. 1920, p. 03. Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim e transcrição
de Andrea Garcia Dias da Cruz.
Filme
Vênus negra (2011), AbdellatifKechiche. Bélgica, França e Tunísia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.