CRIMES DE HONRA: INFANTICÍDIO, ABORTO E ABANDONO DE CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO DE PRINCÍPIOS DO SÉCULO XX

Autores

  • Jhoana Gregoria Prada Merchán Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

infanticídio, aborto, abandono,

Resumo

O presente artigo aborda, por meio de uma análise comparativa e histórico-social, os casos de infanticídio, aborto e abandono de crianças ocorridos no Rio de Janeiro, entre 1898 e 1938. A compreensão desses delitos se faz por meio de inquéritos policiais que repousam no Arquivo Nacional, destacando-se, ao mesmo tempo, os procedimentos usados na construção dessa documentação. Além disso, adverte-se a participação de seus protagonistas – as denunciadas e as vítimas –, assim como os atos pelos quais foram acusadas – os crimes –, sendo estes percebidos como um fenómeno que gerava repúdio social ao tratar-se de uma transgressão polêmica que envolvia o maltrato ou a morte de uma criança indefesa e a desesperação da mãe por esconder a prova de seu pecado amoroso. Dessa forma, é evidente a íntima relação construída entre a perda da honra feminina e a motivação desses crimes.

Biografia do Autor

Jhoana Gregoria Prada Merchán, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGHIS/UFRJ

Referências

BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na Cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro, 1907-1930. Tradução de Alberto Lopes. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 20.

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da Honra. Moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Tradução de Elizabeth de Avelar Martins. São Paulo: Editora Unicamp. Centro de Pesquisas em História Social, 2000.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. 2ª Ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

ENGEL, Magali. Meretrizes e doutores: saber médico e prostituição no Rio de Janeiro (1840-1890). São Paulo: Brasiliense, 2004.

ESTEVES, Martha de Abreu. Meninas perdidas: os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FOUCAULT, Michel. A história da Sexualidade I: A vontade do saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. (Tradução Denise Botmann). 1 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

NUÑEZ CETINA, Saydi. “Reforma social, honor y justicia: infanticidio y aborto en la Ciudad de México, 1920-1940”. Em: Signos Históricos. # 28, julho-dezembro, 2012. pp. 68-113.

FARIA, Sheila Castro de. “A propósito das origens dos enjeitados no período escravista”. Em: Uma história social do abandono de crianças. De Portugal ao Brasil: séculos XVIII-XX. Renato Pinto Venâncio (Org.). São Paulo: Alameda/ Editora PUC Minas, 2010. pp. 81-98.

PEDRO, Joana Maria. “Aborto e infanticídio: práticas muito antigas”. Em: Práticas proibidas: práticas costumeiras de aborto e infanticídio no século XX. Joana Maria Pedro (Org.) Florianópolis: Cidade Futura, 2003. pp. 39-50.

VENÂNCIO, Renato Pinto. “Maternidade negada”. Em: História das Mulheres no Brasil. Mary del Priore (Org.) 10ª Ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 189-222.

CARVALHO, Milton Pereira de. A defesa da maternidade. Tese doutoral, Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Universidade Federal de Rio de Janeiro. Brasil, 1924.

Downloads

Publicado

2021-09-29