A REFORMA TRABALHISTA DE 2017 SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Diego Sander Freire Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Thais Alves Marinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Reforma Trabalhista Brasileira de 2017, Pierre Bourdieu, História imediata

Resumo

O tema da reforma trabalhista do ano de 2017 é contemporâneo, seguindo a abordagem da história imediata, e afeta profundamente as relações sociais (especialmente as trabalhistas) brasileiras, atraindo interesses doutrinário e prático. A reforma modificou ou revogou mais de 100 artigos da CLT, além de promover alterações em leis esparsas. Ademais, trouxe determinações que contrariam posições doutrinário-jurisprudenciais anteriormente reconhecidas. Em outras palavras, visou a alterar a doxa do campo do direito do trabalho. Acreditamos que o estudo da reforma a partir da utilização do arcabouço conceitual de Pierre Bourdieu, especialmente as noções de campo, habitus e doxa, poderá contribuir para o debate em torno de tão relevante fato histórico.

Biografia do Autor

Diego Sander Freire, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural. Especialista em Direito do Trabalho.

Thais Alves Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora e mestre em Sociologia. Professora do programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2021-09-30