A REFORMA TRABALHISTA DE 2017 SOB A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU

Authors

  • Diego Sander Freire Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Thais Alves Marinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Keywords:

Reforma Trabalhista Brasileira de 2017, Pierre Bourdieu, História imediata

Abstract

O tema da reforma trabalhista do ano de 2017 é contemporâneo, seguindo a abordagem da história imediata, e afeta profundamente as relações sociais (especialmente as trabalhistas) brasileiras, atraindo interesses doutrinário e prático. A reforma modificou ou revogou mais de 100 artigos da CLT, além de promover alterações em leis esparsas. Ademais, trouxe determinações que contrariam posições doutrinário-jurisprudenciais anteriormente reconhecidas. Em outras palavras, visou a alterar a doxa do campo do direito do trabalho. Acreditamos que o estudo da reforma a partir da utilização do arcabouço conceitual de Pierre Bourdieu, especialmente as noções de campo, habitus e doxa, poderá contribuir para o debate em torno de tão relevante fato histórico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Sander Freire, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural. Especialista em Direito do Trabalho.

Thais Alves Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora e mestre em Sociologia. Professora do programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Published

2021-09-30