FOTOGRAFIA E MEMÓRIA LOCAL

Auteurs

  • Cleusi Teresinha Bobato Stadler UNICENTRO - PR

Mots-clés :

Fotografia, Imigração, Ensino de História,

Résumé

O presente artigo vem destacar alguns enfoques de estudos, referentes à participação no Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná – PDE 2009, por meio da implantação de um projeto de pesquisa, uma unidade didática e a elaboração de um artigo científico. Este trabalho procura contemplar a produção do conhecimento histórico em sala de aula, destacando a participação do aluno como sujeito do processo educativo. Utiliza a fotografia como fonte histórica principal e fundamenta-a com outros demais documentos escritos e fontes orais. Evidencia-se o aspecto histórico das imagens imbituvenses, identificando nelas suas representações. Mediante análise da fotografia como metodologia de ensino no conteúdo História Local e sua utilização como fonte documental no espaço escolar, o objetivo principal foi refletir a utilização da imagem fotográfica na recuperação da memória familiar e local, com destaque para o tema Imigração Italiana – Colônia Bella Vista. Desta forma, comprovamos que através do trabalho com os alunos na análise de fotografias podemos sim priorizar a história local, a memória e identidade de uma cidade, mas é a História que terá como finalidade transformar essas informações em saber elaborado, em conhecimento científico

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cleusi Teresinha Bobato Stadler, UNICENTRO - PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da UNICENTRO, Campus de Irati/PR. Professora PDE 2009 da SEED/PR, no Colégio Estadual Alcides Munhoz – Imbituva/PR.

Téléchargements

Publiée

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres