A POLÍTICA REVISTA COMBATIVA ILUSTRADA: O UNIVERSO DAS CRÔNICAS DE COELHO NETO

Autor/innen

  • Bruna Vieira Gomes de Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Schlagworte:

Coelho Neto, Primeira República, Política,

Abstract

A Política Revista Combativa Ilustrada consiste em uma publicação que circulou na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1918 e 1922, cujo enfoque privilegiou as questões políticas e administrativas que envolveram a cidade do Rio de Janeiro, além dos círculos políticos de outras regiões do país. A revista apresenta também uma relação de proximidade com o intelectual Coelho Neto, sendo ele um personagem recorrente no posicionamento da publicação em relação às eleições federais de 1918.

Autor/innen-Biografie

Bruna Vieira Gomes de Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHS/UERJ). E-mail: brunavigo25@gmail.com

Literaturhinweise

Fonte

A POLÍTICA REVISTA COMBATIVA ILUSTRADA. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica do

Jornal do Brasil, [1918-1922?]. Semanal.

Crônicas

NETO, Coelho. Os invasores vermelhos. A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 31, p. 1, novembro de 1918.

______. A fome. A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, p. 4, junho de 1918.

______. Como entre lydios, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 12, p. 3, julho e 1918.

______. Deus é grande, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 7, p. 3, junho de 1918.

______. A oligarchia garnachida, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 27, p. 3, novembro de 1918.

______. A política, A Política, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 35, p. 3, maio de 1918.

______. A Censura, Revista Combativa Ilustrada, Rio de Janeiro, n. 14, p. 5, julho de 1918.

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: O poder simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1989, p. 107-132.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: À beira da falésia: A história entre certezas e incertezas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-79.

DULCI, Otavio Soares. Prefácio à primeira edição. In: VISCARDI, Claudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, p. 15-19.

FERNANDEZ, Renato Lanna. Coelho Netto, Henrique. In: ABREU, Alzira Alves, BELOCH, Israel (orgs.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira República. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV, 2010, p. 1-3.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais: o princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Literatura em movimento: Coelho Netto e o público das ruas. In: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). História em cousas miúdas: Capítulos de história social da crônica no Brasil. São Paulo: Unicamp, 2005, p. 199-235.

RODRIGUES, João Paulo Coelho de Souza. A geração boêmia: vida literária em romances, memórias e biografias. In: CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). A História contada: capítulos de Historia Social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. 233-263.

SARLO, Beatriz. Crítica do testemunho: sujeito e experiência. In: Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia. das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 23-44.

Veröffentlicht

2021-07-26