A HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO POR ABDIAS NASCIMENTO E O TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO
Keywords:
Abdias Nascimento, Teatro, História, História do Teatro,Abstract
O presente estudo tem como objetivo propor diálogos e aberturas para novas interpretações acerca da história do teatro brasileiro ao lado das questões étnico-raciais brasileiras. Tal relação pretende ser discutida a partir da antologia do teatro negro brasileiro escrita por Abdias Nascimento, intitulada Drama para negros e prólogo para brancos. A obra, além de trazer textos teatrais completos de diversos autores, questiona qual seria o lugar do negro na construção da história do teatro brasileiro junto ao engajamento do grupo Teatro Experimental do Negro não só como grupo artístico, mas também um expoente de militância antirracista dentro do movimento negro entre as décadas de 1940 a 1960.References
Fontes
Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro. Rio de Janeiro, ano I e II – 1948-1950.
Disponível no IPEAFRO.
Livros
FARIA, João Roberto (dir). História do Teatro Brasileiro (vol I e II). São Paulo: SESC
SP/Perspectiva, 2012/2013.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
GILROY, Paul. Atlântico negro. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Educam, 2001.
______. Entre campos. Nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Anna Blume, 2007.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1988.
NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para brancos. Antologia de teatro
negro-brasileiro. 1a edição. Rio de Janeiro: Edição do Teatro Experimental do Negro, 1961.
______. O negro revoltado. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
______; SEMOG, Éle. Abdias Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abdias Nascimento (Grandes vultos que honraram o Senado).
Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2014.
Artigos em periódicos
BRANDÃO, Tania. Ora, direis ouvir estrelas: historiografia e histórias do teatro brasileiro.
Latin American Theatre Review, Fall, 2002.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio. A modernidade negra. Teoria & Pesquisa, São Carlos, n. 42-
, 2003.
NASCIMENTO, Abdias. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Estudos
avançados 18 (50), 2004.
XAVIER, Giovana. Conversando com minhas patrícias de cor: o pensamento feminino negro
de Maria Nascimento no jornal O Quilombo (RJ, 1948-1950). Ciências & Letras (FAPA.
Impresso), v. 00, pp. 319-332, 2008.
Textos publicados em anais
ROSA, D. R. A. Teatro Experimental do Negro: Estratégia e Ação. In: X Congresso Luso Afro
Brasileiro: Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto, 2009, Braga/Portugal, 2009.
MULLER, Ricardo G. Teatro, política e educação: a experiência histórica do Teatro
Experimental do Negro (TEN) - 1945-1968. In: Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil:
Memórias e Imaginário. Lisboa, 1999.
Dissertações
ANDRADE, Daiana de Souza. Vida, problemas, aspirações e democracia racial: o negro
através da revista Quilombo (1948-1950). Dissertação de Mestrado, UFF, 2016.
Fotos
Foto 1 - Cortesia Elisa Larkin Nascimento. Abdias Nascimento em uma cena de “Otelo”, de
Shakespeare, no Festival no 2o Aniversário do TEN. Teatro Regina (RJ). 1946. Papel
fotográfico.
Foto 2 - Cortesia Elisa Larkin Nascimento. Elenco da peça “O filho pródigo”, de Lúcio
Cardoso. Teatro Ginástico (RJ). 1947. Papel fotográfico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.