ENTRE O FATO, A MEMÓRIA E O NARRADO: REFLEXÕES A PARTIR DO DESENHO ANIMADO AVATAR: A LENDA DE AANG

Autores/as

  • Bianca Zaene Rodrigues Mota Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Palabras clave:

Desenho Animado, Memória, Escrita da História.

Resumen

Este artigo objetiva abordar o cinema de animação como possibilidade de fonte histórica. Para tanto, utiliza o desenho Avatar: a lenda de Aang (2005-2008), série animada estadunidense inspirada nos animes japoneses, como documento para a reflexão. O estudo se apoia em teóricos que criam instrumentos para análise das imagens animadas, reconhecem suas especificidades como produção humana e abordam o cinema como criador de discurso histórico. Os aspectos do enredo e construção da narrativa no episódio “O dia do Avatar” possibilitam interligações entre a memória individual de um grupo e o aspecto universal de determinado fato, pondo, assim, em destaque a própria escrita da História.

Biografía del autor/a

Bianca Zaene Rodrigues Mota, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Licenciada em História pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)

Citas

Livros

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, pp.13-86.

HOBSBAWM, Eric. Não basta a história de identidade. In: Sobre História. São

Paulo: Companhia das Letras, 2013, pp.281-92.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In:

PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes históricas. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2008.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Trad. de Alda Baltar e Maria

Auxiadora. Kneipp. 4a ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1995.

Artigos

AVELINO, Yvone Dias; FLÓRIO, Marcelo. História Cultural: o cinema como

representação da vida cotidiana e suas interpretações. Projeto História, São Paulo, n.48,

p.7, Dez. 2013.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; FANTIN, Monica. O cinema e os filmes de

animação em contextos formativos. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 141-156,

mar. 2016 / jun. 2016.

MARTINS, India Mara. “Desejo de Real” e busca pelo “Realismo”. Revista

ECO PÓS. v. 15, n. 3, p.52-57, (2012): Imaginando o real: novos realismos.

PEGORARO, Celbi Vagner Melo. O cinema de animação: Uma nova fronteira

nos estudos da comunicação. Revista ECO PÓS. v. 15, n. 1 (2012): Mundo Imagem:

Fotografia e Experiência.

SILVA, Renata Cristina da. Apropriações do termo avatar pela cibercultura: do

contexto religioso aos jogos eletrônicos. Revista Contemporânea, Ed.15, Vol.8, N.2, p.

-131, 2010.

TRINCHÃO, Glaucia Maria Costa; OLIVEIRA, Lysie dos Reis. A História

contada a partir do desenho. Feira de Santana, Anais, p.156-164, 1998.

VASCONCELLOS, Andréa Colin. Desenho animado, uma fonte histórica.

Revista Encontros – ANO 13 – Número 24 – 1o semestre de 2015.

Teses e Dissertações

COELHO, Davi de Barros. O cinema de animação entre o real e o imaginário.

In: Amazônia animada ‒ A representação da região amazônica no cinema de animação

brasileiro. Rio de Janeiro, 2012. 293p. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade

Católica do Rio de Janeiro.

Desenho animado

Avatar: a lenda de Aang (2005-2008). Michael Dante DiMartino e Bryan

Konietzko. EUA. Produção: Nickelodeon. 22-24 min. Cor.

Sites acessados

http://www.mundoavatar.com.br/

Publicado

2021-09-24