A FLORESTA VIRGEM NAS ARTES VISUAIS: ESTUDO DE ICONOGRAFIA POLÍTICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Thiago Guimarães Pougy Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Floresta virgem, Paisagem, Iconografia

Resumen

O presente artigo aborda o uso iconográfico das florestas brasileiras no século XIX. Argumenta-se que a floresta virgem constituiu-se em tema singular nas artes visuais da época, sendo caracterizada, sobretudo, pela superposição de distintos vegetais. Constitui-se, ademais, ao se tornar paisagem típica do cenário brasileiro, em atributo indispensável para a identidade nacional à época. Apresentou-se, dessa forma, a sua concepção e então o seu uso por diversos artistas ao longo do século. A partir da década de 1860, quando a fotografia já estava melhor estabelecida no país, privilegiou-se a produção visual por meio dela, para viabilizar, assim, o contraste entre dois momentos, dois meios e duas representações do mesmo objeto.

Biografía del autor/a

Thiago Guimarães Pougy, Universidade Federal Fluminense

Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-08-31