SOBRE O OLHAR, O TESTEMUNHO E A EXPERIÊNCIA DE EUCLIDES DA CUNHA NOS SERTÕES BAIANOS

Auteurs-es

  • Nathália Sanglard de Almeida Nogueira Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Euclides da Cunha, testemunho, olhar etnográfico,

Résumé

Este trabalho examina, a partir da caderneta de campo e das correspondências de Euclides da Cunha para o jornal O Estado de S. Paulo, redigidas durante sua viagem à Bahia, as estratégias retóricas através das quais o autor assegurou sua presença e a legitimidade do seu relato sobre os sertões. Ao asseverar a primazia do contato, do olhar, Euclides dialogava com uma historiografia que contestava a limitação da operação historiográfica ao exame de arquivos, sustentando sua ampliação com pesquisas de cunho etnográfico.

Biographie de l'auteur-e

Nathália Sanglard de Almeida Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em História da Universidade Federal Fluminense. Bolsista da CAPES

Références

CUNHA, Euclides. Caderneta de Campo. ANDRADE, Olímpio de Sousa (Org.). São Paulo; Brasília: Cultrix, 1975.

_________. “Academia Brasileira de Letras (Discurso de recepção), 1903”. In: Obra Completa. COUTINHO, Afrânio (Org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. _________. Diário de uma expedição. GALVÃO, Walnice Nogueira. (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_________. Os sertões: (campanha de Canudos). São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. ABREU, Regina. “O livro que abalou o Brasil: a consagração de Os sertões na virada do século”. In: História, Ciência, Saúde – Manguinhos, vol.5, Rio de Janeiro, julho, 1998, p.93-115.

AMADO, Gilberto. Mocidade no Rio e Primeira Viagem à Europa. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1956.

ARAUJO, Ruy Magalhães de. “Comentários sobre as várias edições d’Os sertões, de Euclides da Cunha”.In: SOLETRAS, ano II, nº 04. São Gonçalo: UERJ, julho-dezembro, 2002, p. 47-56. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/4/05.pdf>. Acesso em: 20/11/13

BERNUCCI, Leopoldo M. A imitação dos sentidos: prógonos, contemporâneos e epígonos de Euclides da Cunha. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

BELLUZZO, Ana Maria, “O viajante e a paisagem brasileira.” In: Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 15, nº 25, novembro, 2008, p. 40-57.

CALASANS, José. “Euclides da Cunha e Siqueira de Menezes”. In: Arquivos da Universidade da Bahia, Faculdade de Filosofia, vol. V, Bahia, 1956.

__________. “Euclides da Cunha nos jornais da Bahia”. In: Revista de Cultura da Bahia, n. 4, julho-dezembro de 1969. Disponível em:

<http://josecalasans.com/downloads/artigos/17.pdf>. Acesso em: 07/07/13.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

GALVÃO, Walnice Nogueira. No calor da hora: a guerra de Canudos nos jornais. São Paulo: Ática, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres