Cadência brasileira: decompondo os acordes da historiografia da música no Brasil

Auteurs-es

  • Raul Celestino de Toledo Soares Neto Universidade de São Paulo

Mots-clés :

História da Música, Historiografia, Música Popular,

Résumé

O presente artigo propõe a reflexão sobre os caminhos trilhados pelos historiadores ao estudarem a História da Música no Brasil. Para mediar esta reflexão são apresentados ao longo do trabalho alguns dados, coletados no decorrer de vasta pesquisa bibliográfica e obtidos com a investigação “Nova trilha sonora na historiografia brasileira: presença da música na oficina da História”. Estes dados visam estimular o debate acerca da constituição do campo historiográfico da música no país. Através das primeiras interpretações acerca das informações apresentadas se torna possível uma análise qualitativa preliminar que sugere pensar sobre quais os ritmos mais estudados, as regiões do país em maior evidência, as personalidades mais lembradas, bem como as abordagens históricas mais trabalhadas pelos pesquisadores. O conjunto de informações tem por objetivo desvendar um pouco mais sobre este campo historiográfico não muito estudado no Brasil.

Biographie de l'auteur-e

Raul Celestino de Toledo Soares Neto, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade de São Paulo. E-mail: neto.raul.rn@gmail.com

Références

ABREU, Marta. Histórias da Música Popular Brasileira: uma análise da produção sobre o período colonial. In: JANCSÓ, István; KANTÓR, Íris (org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial, 2001.

BAIA, Silvano Fernandes. A Historiografia da Música Popular no Brasil. Tese de Doutorado. FFLCH – USP.São Paulo, 2010. MORAES, Jose Geraldo Vinci de Moraes (org.). História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.

NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História cultural da Música Popular. São Paulo: Autêntica, 2002.

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Publié-e

2021-07-22

Numéro

Rubrique

Artigos Livres