JOIAS DO PRINCIPADO: TEMPO E MEMÓRIA NA ICONOGRAFIA DE CAMAFEUS JÚLIO-CLAUDIANOS
Mots-clés :
Gemma Augustea, Grand Camée de France, memória.Résumé
O presente artigo busca realizar uma análise comparativa das iconografias presentes em dois camafeus romanos datados do início do século I d.C., o primeiro conhecido por Gemma Augustea e o segundo por Grand Camée de France (ou Gemma Tiberiana). Ambas as joias foram lapidadas no início do Principado e portam os nomes dos dois primeiros princeps romanos, Augusto e Tibério, membros da dinastia Júlio-Claudiana. Investigaremos as iconografias atentando para o tema da memória. Para tanto, duas problemáticas serão esquadrinhadas. A primeira delas analisa os elementos da memória cultural romana presentes na visualidade das gemas. Assim, buscaremos desvendar o modo como a iconografia articulou os elementos do passado romano com aqueles contemporâneos à confecção dos artefatos, construindo imageticamente tanto a memória cultural quanto a memória comunicativa (associada a um passado recente ou ao tempo presente). Já a segunda problemática sondará a temporalidade criada pela visualidade das fontes, uma vez que o tempo passa a ser também objeto de representação. Nesse sentido, questionaremos a noção de temporalidade forjada pelos camafeus ao tecerem as memórias cultural e a comunicativa juntas em um mesmo plano imagético.
Références
ALMEIDA, António Rodrigues de (Org.). Dicionário de Latim-Português: 4° Edição. Porto:
Porto Editora, 2017.
ASSMANN, Jan. Cultural memory and early civilization. Writing, remembrance, and
political imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
___________. Introduction: What is ‘Cultural Memory’?. In: ___________. Religion and
cultural memory. Stanford: Stanford University Press, 2006. p. 1 – 30.
BABELON, Ernest. Catalogue des camées antiques et modernes de la Bibliothèque
nationale. Paris: Ernest Leroux, 1897.
CUBITT, Geoffrey. History and Memory. Nova York: Manchester University Press, 2007.
EDER, Walter. Augustus and the Power of Tradition. In: GALINSKY, Karl (Ed.). The
Cambridge Companion to The Age Of Augustus. EUA: Cambridge University Press, 2007.
p. 13 – 32.
GALINSKY, Karl. Augustan Culture – an interpretative introduction. Princenton: Princeton
University Press, 1998.
GIULIANI, Luca. Leggere un’immagine. Il Grand Camée de France e la successione di Tiberio.
Storicamente, [online], n. 2, 2006 .Disponível em: <https://storicamente.org/giuliani>. Acesso
em: 20 out. 2020.
HENIG, Martin. A Handbook of Roman Art: a comprehensive survey of all the arts of the
Roman world. Nova York: Cornell University Press, 1983.
HÖLSCHER, Tonio. Visual power in ancient Greece and Rome: between art and social
reality. Oakland: University of California Press, 2018.
LEVICK, Barbara. Tiberius, the Politician. Londres: Routledge, 1999.
M. , D. S. G. Gisela M. A. Richter, Catalogue of the engraved gems, Greek, Etruscan and
Roman of the Metropolitan Museum of Art. Bulletin de l'Association Guillaume Budé, Paris,
n. 1, p.123, mar. 1957. Disponível em:
_1957_num_1_1_3773_t1_0123_0000_2>. Acesso em: 20 out. 2020. Resenha de:
RICHTER, Gisela M. A.. Catalogue of the engraved gems, Greek, Etruscan and Roman. Roma:
Tipografia del Senato del Dott. G. Bardi; Metropolitan Museum of Art, 1956.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da
memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São
Paulo, n. 34, p. 9-24, 1992.
ORLIN, Eric. Augustan Reconstruction and Roman Memory. In: GALINSKY, Karl (Ed.).
Memory in Ancient Rome and Early Christianity. Reino Unido: Oxford University Press,
p. 115 – 144.
POLLINI, John. The Gemma Augustea: ideology, rhetorical imagery, and the creation of a
dynastic narrative. In: HOLLIDAY, Peter J. (Ed.). Narrative and Event in Ancient Art. USA:
Cambridge. p. 258 – 298.
RICHTER, Gisela M. A. Catalogue of the engraved gems, Greek, Etruscan and Roman.
Roma: Tipografia del Senato del Dott. G. Bardi; Metropolitan Museum of Art, 1956. Disponível em: <https://libmma.contentdm.oclc.org/digital/collection/p15324coll10/id/206534/rec/1>.
Acesso em: 20 out. 2020.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP,
ZANKER, Paul. Augusto y el poder de las imágenes. Madrid: Alianza Editorial, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.