UMA VOZ CLAMA NO DESERTO: MANIFESTAÇÕES OFICIAIS DO EPISCOPADO BRASILEIRO PERANTE OS PROJETOS PARA A CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA DE 1891

Auteurs

  • Flavio Rodrigues Neves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Episcopado brasileiro, Igreja Católica, Constituição de 1891,

Résumé

Este artigo pretende analisar as manifestações do episcopado brasileiro, aos projetos de constituição discutidos entre os anos de 1890 e 1891 e que resultaram na primeira constituição republicana do Brasil, publicada em 24 de fevereiro de 1891. Com o objetivo de laicizar o Estado, o governo procurava reduzir a ingerência da Igreja Católica sobre diversos assuntos de interesse direto da população. Tais medidas iniciaram uma séria disputa entre as autoridades católicas comprometidas com a manutenção do tradicionalismo e a moral religiosa, bem como preocupados com a manutenção do status quo do catolicismo no Brasil, e as autoridades republicanas empenhadas no progresso da nação que incluía, entre outras coisas, a superação do domínio religioso. A constituição que então se discutia deveria retirar da Igreja, por exemplo, o controle sobre casamentos e cemitérios, além de impor outras restrições. Impedidos de participar do processo constituinte, os bispos brasileiros lançam-se em reclamações oficiais protestando contra a “ingratidão” para com a Igreja contida nos projetos constitucionais e lutando por mais espaço para o catolicismo naquela nova realidade política.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flavio Rodrigues Neves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES. E-mail: flavio_ffp@hotmail.com

Références

Fontes utilizadas

PORTAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – GOVERNO PROVISÓRIO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Decreto nº 510, de 22 de junho de 1890. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1890.

PORTAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – GOVERNO PROVISÓRIO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Decreto nº 914-A, de 23 de outubro de 1890. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1890.

PORTAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – BRASIL. Constituição (1891). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

BIBLIOTECA NACIONAL (RJ) – SEÇÃO DE PERIÓDICOS – EPISCOPADO BRASILEIRO. “Reclamação do Episcopado Brasileiro dirigida ao excelentíssimo Senhor Chefe do Governo Provisório”. In: O Apóstolo de 08 a 15 de agosto de 1890.

BIBLIOTECA NACIONAL (RJ) – SEÇÃO DE PERIÓDICOS – EPISCOPADO BRASILEIRO. “O Episcopado Brasileiro ao Congresso Nacional”. In: O Apóstolo de 21 de novembro de 1890.

BIBLIOTECA DA CAMARA DOS DEPUTADOS (DF) – COSTA, D. Antônio de Macedo. “Do Arcebispo da Bahia, representando contra diversas disposições do projeto de constituição”. In: CONGRESSO NACIONAL. Anais do Congresso Constituinte da Republica de 1890 - 1891. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ALONSO, Ângela. Ideias em movimento: A geração 1870 na crise do Brasil Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BEOZZO, José Oscar. (Coord.). História da igreja no Brasil: Segunda Época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1992.

CASTRO, Celso. A Proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

HERMANN, Jacqueline. História das religiões religiosidades. In: CARDOSO, Ciro;

VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier. 1997.

LESSA, Renato. A Invenção Republicana: Campos Sales, as Bases e a Decadência da Primeira República Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

LUSTOSA, Oscar de Figueiredo de. A igreja Católica no Brasil - república: cem anos de compromisso: 1889 – 1989. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

MELLO, Maria Tereza Chaves de. A república consentida: cultura democrática e científica do final do Império. Rio de Janeiro: Ed. FGV: Ed. UFRRJ, 2007.

PIVA, Elói. Transição Republicana: Desafio e chance para Igreja (II). Revista Eclesiástica Brasileira. Petrópolis, vol. 50, fasc. 198, 1990. p. 415-432.

ROMANO, Roberto. Brasil: Igreja contra Estado. São Paulo: Kairós Livraria e Editora, 1979.

SANTIROCCHI, Ítalo Domingos. Uma questão de revisão de conceitos: Romanização – Ultramontanismo – Reforma. Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pósgraduação em História da UFMG, vol. 2, n.2, Ago./Dez de 2010. p. 24 – 33.

VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1980.

VIEIRA, Dilermando Ramos. O processo de reforma e reorganização da Igreja no Brasil (1844 -1926). Aparecida – SP: Editora Santuário, 2007.

VILLA, Marco Antonio. A história das constituições brasileiras. São Paulo: Leya, 2011.

Téléchargements

Publiée

2021-07-26