O Brasil em manuais escolares: escrita e ensino da história em meados do oitocentos

Autori

  • Isadora Tavares Maleval Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Parole chiave:

Historiografia, Ensino de história, Século XIX

Abstract

O artigo tem como foco analisar os processos de escrita e de publicação de dois livros de história do Brasil voltados para o ensino da “mocidade” brasileira. Através dos objetos principais do estudo – o Epítome Chronologico de Historia do Brasil, escrito por Caetano Lopes de Moura e publicado em 1860, e do Epítome da Historia do Brasil de autoria de José Pedro Xavier Pinheiro, cuja primeira edição data de 1854 – comparados com outros da mesma categoria – como, no caso, o livro de José Inácio de Abreu e Lima, Compendio de Historia do Brasil de 1843 – tentar-se-á demonstrar a importância desse tipo de literatura no cenário oitocentista brasileiro, em termos de escrita e de ensino de história.

Biografia autore

Isadora Tavares Maleval, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Prof. Drª. Lucia Maria Bastos Pereira das Neves. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: isadoramaleval@gmail.com.

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Pubblicato

2021-07-21

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres