O “Samba Moderno” em evolução: João Paulo dos Santos Gomes e a coluna Música

Autori

  • Eliandro Kienteca Universidade Federal do Rio de Janeiro

Parole chiave:

Música popular, identidade nacional, modernidade,

Abstract

O trabalho que é proposto tem como objetivo fazer uma aproximação em direção ao debate sobre música popular na virada entre as décadas de 1950 e 1960, sobretudo, no que se refere ao samba e bossa nova. Nesse sentido, faremos uma análise de João Paulo dos Santos Gomes através de sua coluna Música Popular, publicada no jornal universitário O Metropolitano da União Metropolitana dos Estudantes – UME entre 1959 e 1961, período no qual o autor foi desenvolvendo o conceito de “samba moderno” para fazer referência à bossa nova sem negar as “raízes” do samba

Biografia autore

Eliandro Kienteca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Eliandro Kienteca é Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHIS da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e bolsista do CNPq; desenvolvendo o projeto O Metropolitano e o Samba Moderno: Diálogo entre as representações musicais da nação (1959-1962), que é orientado pela Prof. Dra. Norma Côrtes (PPGHIS/UFRJ)

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Pubblicato

2021-07-21

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres