DA TERAPIA AO HEDONISMO: A PAISAGEM LITORÂNEA NA PRODUÇÃO PICTÓRICA DE ELISEU VISCONTI (1866-1944)
Parole chiave:
Rio de Janeiro, Paisagem Urbana, História da Arte,Abstract
Este artigo discute o conjunto da produção paisagística de Eliseu D’Ângelo Visconti (1866-1944) que enfoca a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro ‒ distante arrabalde, em fins do século XIX, que foi convertido, com a acessibilidade permitida pelos bondes, em moderno bairro nas primeiras décadas do século XX. Buscamos analisar como a região foi sendo remodelada fisicamente, bem como os indícios de uma significativa mudança de mentalidade da sociedade carioca em relação à vivência dessa área, tão carregada de símbolos na atualidade. Como o acesso ao mar foi aos poucos deixando de lado o seu aspecto puramente curativo dos malefícios da nevrose da região central para tornar-se um prazer buscado pelos cariocas. Para tal intento, foi realizada uma análise comparativa com obras de outros artistas que dialogam, direta ou indiretamente, com a tradição da representação das cenas relativas à beira-mar.Riferimenti bibliografici
Livros
CARDOSO, Rafael [et al.]. Eliseu Visconti:a modernidade antecipada. Rio de Janeiro: Hólos
Consultores Associados, 2012.
CLARK, T.J. A pintura da vida moderna: Paris na arte de Manet e seus seguidores. Trad. José
Geraldo Couto. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. Trad. Paulo Neves.
São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JOÃO DO RIO.A correspondência de uma estação de cura. Rio de Janeiro: Scipione, 1992.
LARKIN, Susan G., NICHOLS, Arlene Katz. American Impressionism: the beauty of work.
Bruce Museum of Arts and Science: Greenwich: Connecticut, 2006.
LEVY, Carlos Roberto Maciel [et al.]. Iconografia e paisagem. Coleção Cultura Inglesa. Rio
de Janeiro: Pinakotheke, 1994.
O’DONNELL, Julia. A invenção de Copacabana: culturas urbanas e estilos de vida no Rio de
Janeiro (1890-1940). Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. Trad. Ana Luiza Dantas
Borges. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
VASQUEZ, Pedro Afonso [et. al.] 5 visões do Rio na Coleção Fadel. Rio de Janeiro: Fadel,
VISCONTI, Tobias Stourdzé (org.). Eliseu Visconti: a arte em movimento. Rio de Janeiro:
Hólos Consultores e Associados, 2012.
CARDOSO, Rafael [et al.]. Eliseu Visconti:a modernidade antecipada. Rio de Janeiro: Hólos Consultores
Associados, 2012. VISCONTI, Tobias Stourdzé (org.). Eliseu Visconti: a arte em movimento. Rio de Janeiro:
Hólos Consultores e Associados, 2012.
Capítulos de livros
CORBIN, Alain. Gritos e cochichos. In: PERROT, Michelle [et al.]. História da vida privada:
da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Trad. Bernardo Joffily. Vol. 4. São Paulo:
Companhia das Letras, 1991.
SERAPHIM, Mirian N. Paisagem viscontiana – prazer e liberdade. In: AVANCINI, José
Augusto, GODOY, Vinícius Oliveira, KERN, Daniela (orgs). Paisagem em questão: cultura
visual, teorias e poéticas da paisagem. Porto Alegre: UFRGS/Evangraf, 2013.
VIGARELLO, Georges. Higiene do corpo e trabalho das aparências. In: CORBIN, Alain;
COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (dir). História do corpo: da revolução à
Grande Guerra. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Vol. 2, 3a ed. Petrópolis, Rio de Janeiro:
Vozes, 2009.
Anais de congresso
PERROTTA, Isabella. A construção dos atrativos turísticos do Rio de Janeiro, a partir dos
seus primeiros guias para viajantes estrangeiros. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de
História – ANPUH. São Paulo, julho, 2011.
Documentos eletrônicos
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. Disponível em:
http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm09.pdf. Acesso em 21/07/2015.
BARRETO, Lima. Diário Íntimo. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2
, p. 25. Acesso em 23/02/2017.
FOWLE, Frances. Summary. Tate Gallery, London, 2000. Disponível em:
http://www.tate.org.uk/art/artworks/whistler-nocturne-blue-and-silver-chelsea-t01571/text-
summary. Acesso em 09/07/2015.
Imagens
Imagem 1: Eliseu Visconti, A Igrejinha, 1912. Óleo sobre tela, 25,5 x 34 cm. Coleção
Visconti-Hirth, RJ.Disponível em: http://www.eliseuvisconti.com.br/. Acesso em:
/07/2015.
Imagem 2: Marc Ferrez, data ignorada. Coleção Gilberto Ferrez. Acervo do Instituto Moreira
Sales. Disponível em: https://ama2345decopacabana.wordpress.com/as-lendas-e-os-mitos-de-
nossa-de-senhora-de-copacabana/a-pequena-ermida/. Acesso em 31/01/2016.
Imagem 3: Eliseu Visconti, Praia com figuras, c.1910. Óleo sobre madeira, 7x33 cm.
Coleção particular. Disponível em: http://www.eliseuvisconti.com.br/. Acesso em
/01/2016.
Imagem 4: Eugène Bodin, Trouville, scène de plage, 1870. Óleo sobre madeira, 18,2x46,2
cm. National Gallery, Londres, Inglaterra. Disponível em: http://warburg.chaa-
unicamp.com.br/obras/view/426. Acesso em 31/01/2016.
Imagem 5: João Batista da Costa, Vista da Igrejinha de Copacabana, 1903. Coleção
particular, Rio de Janeiro. Disponível em: LINS, Roberto Hugo da Costa. Álbum João Batista
da Costa, 120 pinturas selecionadas. Rio de Janeiro:Edição do autor,2012, p. 59.
Imagem 6: Giovanni Baptista Castagneto, Vista da Igrejinha de Copacabana, 1890.
Disponível em: LEVY, Carlos Roberto Maciel [et al.]. Iconografia e paisagem, coleção
cultura inglesa. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1994, p.181.
Imagem 7: Sobreposição de telas. À esquerda: João Batista da Costa, Morro do Leme visto da
praia de Copacabana, c.1906. Óleo sobre madeira, 35x41 cm. Acervo da Pinacoteca do
Estado de São Paulo. À direita: Eliseu Visconti, A Igrejinha, 1912. Óleo sobre tela, 25,5 x 34
cm. Coleção Visconti-Hirth, RJ. Disponíveis, respectivamente, em: LINS, Roberto Hugo da
Costa. Álbum João Batista da Costa, 120 pinturas selecionadas. Rio de Janeiro: Edição do
autor, 2012, p. 70; http://www.eliseuvisconti.com.br/. Acesso em 09/07/2015.
Imagem 8: James McNeill Whistler, Nocturne: blue and silver ‒ Chelsea, 1871. Óleo sobre
madeira, 50,2x60,8 cm. Tate Gallery, Reino Unido. Disponível em:
http://www.tate.org.uk/art/artworks/whistler-nocturne-blue-and-silver-chelsea-t01571. Acesso
em 09/07/2015.
Imagem 9: Georges-Pierre Seurat, Personnage assis, étude pour Une Baignade á Asnières,
Disponível em: http://fr.wahooart.com/Art.nsf/O/8XY48X/$File/Georges-Seurat-
Seated-Man.-Study-for-_Bathers-at-Asnieres_.JPG. Acesso em 28/08/2015.
Imagem 10: Eliseu Visconti, Paisagem de Ipanema, 1927. Óleo sobre madeira, 26x34,5 cm.
Coleção Particular. Disponível em: http://www.eliseuvisconti.com.br/. Acesso em
/07/2015.
Imagem 11: Oscar Pereira da Silva, Praia de Santos, sem data. Óleo sobre tela, 26x29 cm.
Disponível em: TARASANTCHI, Ruth Sprung. Oscar Pereira da Silva. São Paulo: Empresa
das artes, 2006, p. 103.
Imagem 12: Eliseu Visconti, Praia de Copacabana e Morro do Cantagalo, c.1925. Óleo
sobre tela, 26x41 cm. Coleção particular. Disponível em: http://www.eliseuvisconti.com.br/.
Acesso em 09/07/2015.
Imagem 13: Augusto Malta, Grupo posa na praia de Copacabana, 1918. Museu da Imagem
e do Som, RJ. Disponível em: ERMAKOFF, George. Augusto Malta e o Rio de Janeiro,
-1936. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2009, p. 229.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.