“DITADOR DA BONDADE” E “TAPEADOR”: PERSPECTIVAS POLÍTICAS DA CLASSE TRABALHADORA CARIOCA SOBRE O PREFEITO PEDRO ERNESTO (1931-1942)

Auteurs

  • Wesley Rodrigues de Carvalho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA)

Mots-clés :

História do Rio de Janeiro, classe trabalhadora, Pedro Ernesto

Résumé

O presente artigo aborda expressões da classe trabalhadora sobre o prefeito Pedro Ernesto na década de 1930, situando-as criticamente no contexto político da época. O estudo apresenta uma miríade de posições em face de uma política de amplos investimentos nas áreas da saúde, da educação, do carnaval, entre outros, considerando-os na complexidade de, ao mesmo tempo, em que beneficiaram material e simbolicamente a classe trabalhadora, serem também parte da subordinação desse grupo em certo arranjo político.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Wesley Rodrigues de Carvalho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA)

Doutor em História pela UFF e professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA)

Références

BRANDI, Paulo. Ernesto, Pedro. IN: ABREU, Alzira (org.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-30. FGV, Rio de Janeiro.

CONNIFF, Michael. Política urbana no Brasil. A ascensão do populismo. 1925-1945. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.

FERNANDES, Nélson da Nóbrega. Escolas de Samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados. Rio de Janeiro, 1928, 1949. Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.

FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira IN: O Populismo e sua História: debate e crítica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

_______________. Quando os trabalhadores querem: política e cidadania no Brasil. IN: Trabalhadores do Brasil – o imaginário popular. Rio de Janeiro, Editora FGV, 1997.

_______________. “Apresentação” IN: Revista Tempo. Vol. 14. Número 28. Niterói: EdUFF, 2010.

GOMES, Ângela de Castro. Burguesia e Trabalho: política e legislação social no Brasil, 1917-1937. Rio de Janeiro: Campus, 1979.

LUSTOSA, Isabel. As trapaças da sorte – pequeno relato das circunstâncias que resultaram na prisão do prefeito Pedro Ernesto à luz das experiências de Maquiavel e Tocqueville. FCRB, Rio de Janeiro, 1994.

MOURELLE, Thiago. O Trabalhismo de Pedro Ernesto. Limites e possibilidades no Rio de Janeiro na década de 1930. Florianópolis. Juruá Editora, 2010.

SARMENTO, Carlos Eduardo. O Rio de Janeiro de Pedro Ernesto. FGV. Rio de Janeiro, 2001.

WEFFORT, Francisco. O Populismo na Política Brasileira. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1980.

VIANNA, Luís Werneck. Liberalismo e sindicato no Brasil. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

Téléchargements

Publiée

2021-09-29