PARA ALÉM DO ENSINO DA HISTÓRIA NACIONAL: O EUROCENTRISMO E SUAS INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Daniel Tiago de Vasconcelos Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGH-UFRJ)

Palavras-chave:

Eurocentrismo no ensino de História, BNCC, Difusionismo e História

Resumo

Este trabalho descreve uma oposição entre a História Nacional e a História Geral que gera problemas para o ensino de História, tanto em nível dos conteúdos da cultura local quanto em aspectos macronarrativos. Para tal propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica dos trabalhos que explicitamente propuseram-se a avaliar questões sobre o eurocentrismo nos debates da BNCC. A partir dos principais autores que discutem o eurocentrismo em nível internacional, esboçam-se caminhos que possam ser utilizados para criticar elementos comuns da herança eurocêntrica existente na disciplina, sem reproduzir marcos narrativos da historiografia do século XIX, como o de que o ensino deveria alcançar uma narrativa do grande Estado nacional em modernização, assim como uma avaliação das interpretações teóricas feitas sobre o que é o eurocentrismo no Brasil. Em contrapartida, propõe-se a aprendizagem das formas analíticas e narrativas segundo James Morris Blaut para a superação do difusionismo.

Biografia do Autor

Daniel Tiago de Vasconcelos, Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGH-UFRJ)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco, bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos Livres