AS INSCRIÇÕES ESTÉTICAS DE OVÍDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17074/cpc.v1i44.50771

Palavras-chave:

Palavras-chave, apropriações ovidianas, écfrases, apelo estético, poesia erótica.

Resumo

Ovídio (43 a.C. – 17 d.C.) criou versos com metáforas poéticas sobre o humano mais que profano...  A partir de apropriações das artes helênicas e dos poetas antecessores latinos, como, respectivamente no mito de Narciso e Eco (Metamorfoses) e Dido (in Vergílio, Eneida e a Heroides ovidiana), não apenas como recriação poética mas também reconfiguração do mundo; nisso, nos legou e1kfrasiv, écphrasis, latinizadas com novos tons estéticos que se perpetuaram em múltiplas citações. Assim, iluminou disciplinas científicas com suas especulações poéticas, como Narcisismo, na Psicanálise; arejou as relações amorosas com requintados traços paródicos nos poemas elegíacos sobre o erótico (passim); incrementou o novo no seu discurso poético quando justapôs a paixão da ninfa Eco, que sucumbiu mediante a indiferença e a rejeição cruel de Narciso e convocou nossa reflexão perante nossos pontos negativos, rejeitados pelos deuses. Por essa razão, dentre múltiplas outras, eles nos lançaram na Idade de Ferro (Metamorfoses).

 

Biografia do Autor

Amós Coêlho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Amós Coêlho da Silva, Mestrado e Doutorado em Letras Clássicas– Língua e Literatura Latina (Faculdade de Letras Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992), atua na graduação, pós-graduação (Stricto e Lato Sensu) do Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com as linhas de pesquisa Estudos diacrônicos e sincrônicos e Literatura: teoria, crítica e história.

Orcid iD https://orcid.org/0000-0003-0685-6259

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E-mail: amoscoelho@uol.com.br

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Publicado

24-04-2023

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Artigos