De lugar a não lugar: (im)pertinências à Roma antiga na poesia latina
DOI :
https://doi.org/10.17074/cpc.v2i32.11137Résumé
Este artigo objetiva traçar algumas reflexões sobre identidade nacional na poesia latina antiga. Observaremos em que medida poemas de Virgílio, Horácio, Tibulo, Propércio, Ovídio e Juvenal servem, na Latinidade clássica, para discutirmos sobre questões problematizadas contemporaneamente como identidade nacional
enquanto construção sobreposta às diversidades, identidade como delimitação entre "nós" e "eles" e identidade como pertencimento. Para tal, empregaremos, como orientação teórica sobre o conceito de identidade, as obras A identidade cultural na pós-modernidade, de Stuart Hall, e Identidade, de Zygmunt Bauman. Pretendemos, com isso, demonstrar que se, por um lado, há na obra desses poetas uma identificação com a urbs romana, por outro, esse sentimento não se dá em função do nascimento, nem em função de uma identidade nacional, mas por vínculos construídos conforme cada eu poético. Além disso, tencionamos contrapor a essa diversidade de vínculos uma falta de identificação com Roma que se verifica na obra de Juvenal.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).